Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/10773/12354
Title: | Wiki como fator de promoção de aprendizagem colaborativa : um estudo de caso no ensino da informática |
Author: | Pereira, Luís Miguel Oliveira |
Advisor: | Pombo, Lúcia |
Keywords: | Didáctica Ensino da informática Tecnologia da informação Estratégias de aprendizagem Ensino assistido por computador |
Defense Date: | 2013 |
Publisher: | Universidade de veiro |
Abstract: | No presente trabalho propôs-se analisar o impacto da utilização da ferramenta
wiki na aprendizagem colaborativa dos alunos no ensino da Informática,
nomeadamente na Modelação de Dados. Pretendeu-se também compreender
a atitude dos alunos face à aprendizagem colaborativa no ensino da
Informática e contribuir para o desenvolvimento de atividades de apoio que
visem a aprendizagem colaborativa dos alunos para o estudo da Modelação de
Dados. O estudo foi realizado no Agrupamento de Escolas Dr. Serafim Leite,
em São João da Madeira, e nele participaram 26 alunos do 11º ano de
escolaridade. Implementou-se uma atividade na disciplina de Programação e
Sistemas de Informação, do curso profissional de Técnico de Gestão e
Programação de Sistemas Informáticos, onde se privilegiou a familiarização
dos alunos com a ferramenta wiki, a apresentação da estrutura da wiki aos
alunos e a construção colaborativa da wiki. A recolha dos dados foi feita
através da utilização de um questionário inicial, um questionário final, de
registos de observação de aula e dos registos dos alunos na wiki, havendo
uma triangulação dos dados. A investigação assentou numa metodologia de
investigação de estudo de caso, essencialmente qualitativa, tendo também
recorrido à estatística descritiva e interpretativa. De acordo com os resultados
obtidos, verificou-se que a ferramenta wiki promoveu uma aprendizagem
colaborativa, pois potenciou a interação entre os alunos, a partilha de
experiências, a construção de conhecimento centrado no aluno, bem como
promoveu o espírito de partilha, a destreza tecnológica, a autorregulação e o
respeito pelo outro. No presente trabalho propôs-se analisar o impacto da utilização da ferramenta wiki na aprendizagem colaborativa dos alunos no ensino da Informática, nomeadamente na Modelação de Dados. Pretendeu-se também compreender a atitude dos alunos face à aprendizagem colaborativa no ensino da Informática e contribuir para o desenvolvimento de atividades de apoio que visem a aprendizagem colaborativa dos alunos para o estudo da Modelação de Dados. O estudo foi realizado no Agrupamento de Escolas Dr. Serafim Leite, em São João da Madeira, e nele participaram 26 alunos do 11º ano de escolaridade. Implementou-se uma atividade na disciplina de Programação e Sistemas de Informação, do curso profissional de Técnico de Gestão e Programação de Sistemas Informáticos, onde se privilegiou a familiarização dos alunos com a ferramenta wiki, a apresentação da estrutura da wiki aos alunos e a construção colaborativa da wiki. A recolha dos dados foi feita através da utilização de um questionário inicial, um questionário final, de registos de observação de aula e dos registos dos alunos na wiki, havendo uma triangulação dos dados. A investigação assentou numa metodologia de investigação de estudo de caso, essencialmente qualitativa, tendo também recorrido à estatística descritiva e interpretativa. De acordo com os resultados obtidos, verificou-se que a ferramenta wiki promoveu uma aprendizagem colaborativa, pois potenciou a interação entre os alunos, a partilha de experiências, a construção de conhecimento centrado no aluno, bem como promoveu o espírito de partilha, a destreza tecnológica, a autorregulação e o respeito pelo outro. |
Description: | Mestrado em Didáctica - Tecnologia |
URI: | http://hdl.handle.net/10773/12354 |
Appears in Collections: | UA - Dissertações de mestrado DEP - Dissertações de mestrado |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.