Utilize este identificador para referenciar este registo:
http://hdl.handle.net/10773/12353
Título: | Folgazões do mogi-abaixo : música, caipiridade e paisagens cantadas |
Autor: | Duarte, Alexsander Jorge |
Orientador: | Sardo, Susana |
Palavras-chave: | Etnomusicologia Música - Minas Gerais (Brasil) História da música |
Data de Defesa: | 2013 |
Editora: | Universidade de veiro |
Resumo: | Esta investigação tem por objetivo perceber os protagonismos associados à
música raiz na região do Sul de Minas, estado brasileiro de Minas Gerais.
Desenvolvido no âmbito da etnomusicologia, trata-se de um estudo
etnográfico realizado entre os anos de 2009 e 2012 no município de
Jacutinga, localizado no Vale do Sapucaí.
Como música raiz entende-se nesse contexto um universo musical que
engloba vários “ritmos”, “formas” ou “estilos”, como a moda-de-viola, o
pagode-de-viola, a querumana, a guarânia, dentre outros, performado por
uma dupla cantando em dueto com acompanhamento da viola caipira. O
termo engloba os segmentos música caipira e música sertaneja no sentido
em que, para os protagonistas, as classificações convergem.
O conceito de paisagem cantada é adotado como principal ferramenta de
análise uma vez que no romance – gênero cantado e central da música raiz -
a poética-narrativa atua como testemunha da história de um universo
associado ao modo de vida rural do centro-sudeste brasileiro. A memória é
portanto entextualizada na moda – unidade mínima musical de análise – que
ao ser performada evoca um catálogo de elementos identificadores de uma
cartografia humana, territorial e sonora, associadas a um universo designado
por caipira. O sentido de pertencimento e de identificação com este
paradigma promove uma recontextualização destes elementos fazendo
emergir novas paisagens e novas práticas onde eles são ressignificados,
adquirindo, em alguns casos, o valor de marcos sonoros (ex: o carro-de-boi,
o berrante e o monjolo). Paralelamente, o processo de materialização da
música que conduziu à sua fixação em disco e ao aparente desaparecimento
da situação de performance participativa, transformou a própria música raiz
num marco sonoro através do qual a caipiridade é representada. The aim of this research is to gain an understanding of the protagonisms associated with música raiz in Sul de Minas, a southern region of the Brazilian state, Minas Gerais. Developed within the field of ethnomusicology, this is an ethnographic study which was conducted between 2009 and 2012 in the municipality of Jacutinga, located in Vale do Sapucaí. In this context, música raiz is perceived as a universe that encompasses many musical "rhythms", "forms" or "styles", such as the moda-de-viola, the pagoda-de-viola, the querumana and the guarânia, among others, performed by a dupla singing a duet with viola accompaniment. The term also incorporates segments of música caipira and música sertaneja in the sense that, for the protagonists, the classifications are convergent. The sungscape concept is adopted as the main tool of analysis, since in the romance – a sung musical genre, central to música raiz - the poetic-narrative acts as a witness to the history of the universe associated with the rural way of life in south-central Brazil. The memory is thus entextualized in the moda – a minimal musical unit of analysis – which when performed evokes a catalogue of identifying elements of human, territorial and sonic mapping associated with a universe called caipira. The sense of belonging and identification with this paradigm promotes a recontextualization of these elements, giving rise to new landscapes and new practices where they are reinterpreted, acquiring, in some cases, the value of soundmarks (ex. carrode- boi, the berrante and the monjolo). In parallel, the process of musical materialization that led to their attachment to disk and the apparent disappearance of participatory performance situations, turned the musica raiz itself into a soundmark through which caipiridade is represented. |
Descrição: | Doutoramento em Música - Etnomusicologia |
URI: | http://hdl.handle.net/10773/12353 |
Aparece nas coleções: | DeCA - Teses de doutoramento UA - Teses de doutoramento |
Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.