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Title: Caracterização química e granulométrica de PMx de emissões rodoviárias
Author: Gomes, Joana Filipa de Almeida
Advisor: Nunes, Teresa Filomena Vieira
Alves, Célia dos Anjos
Keywords: Engenharia do ambiente
Poluentes atmosféricos
Veículos motorizados - Poluição do ar
Defense Date: 2013
Publisher: Universidade de Aveiro
Abstract: O principal objetivo desta dissertação consiste na caracterização das emissões provenientes de veículos rodoviários. Para tal e no âmbito do projeto URBE, foi desenvolvida uma campanha de amostragem ao longo de uma semana, no Túnel da Avenida da Liberdade em Braga. A campanha envolveu a monitorização de gases (CO2, CO e NOx) e partículas em dois locais, um no interior do túnel e o outro no exterior, numa atmosfera de fundo urbano. O material particulado recolhido, com o auxílio de um amostrador de elevado caudal, foi dividido em 4 gamas de tamanhos (PM0,5; PM0,5-1; PM1-2,5 e PM2,5-10) e foi analisado o seu conteúdo em carbono, recorrendo a um sistema de análise termo-ótico de transmitância, e em elementos, com base nas técnicas de ICP-MS e ICP-AES. De acordo com os resultados obtidos verifica-se que o material particulado mais fino (PM0,5) tem um contributo de 53% para o aerossol total recolhido, enquanto a fração mais grosseira (PM2,5-10) contribui apenas com 12%. É ainda possível verificar que a fração carbonosa também contribui maioritariamente para a fração fina, encontrando-se nela 88% do EC e 67% do OC presentes nas PM10. A análise dos elementos predominantes no aerossol revelou que os mesmos podem ser subdivididos em dois grupos. O Fe, Ba, Mo, Zn e o Cu são mais abundantes no intervalo de diâmetros entre 1 e 2 μm e estão associados ao desgaste mecânico dos pneus e travões. Por sua vez o Ca, Al, K, Sr e Ti apresentam um diâmetro médio superior a 2 μm, sendo apontados como elementos característicos da ressuspensão do solo. Ainda no âmbito deste estudo foram calculados os fatores de emissão do material particulado, fração carbonosa, elementos e dos gases predominantemente emitidos pelos veículos (CO, CO2 e NOX). Os valores obtidos são ligeiramente inferiores aos encontrados para outros túneis, contudo dentro das gamas apresentadas pelo inventário EMEP/EEA.
The main objective of this work is to characterize the exhaust and non-exhaust vehicle emissions. For this purpose and within the scope of the URBE project, a sampling campaign was carried out over a week in the Avenida da Liberdade Tunnel, in Braga (Portugal). The campaign encompassed the monitoring of gases (CO2, CO, NOx) and particles at two sites, one in the tunnel and another at an urban background location. Particulate matter collected with a high volume sampler was divided into four size ranges (PM0,5; PM0,5-1; PM1-2,5 and PM2,5-10). Its carbon content was determined using a thermal optical transmittance system, whereas elements have been analysed by ICP-MS and ICP-AES. According to the results it can be seen that the finest particulate matter (PM0,5) represent 53% of the total aerosol mass, while the coarse fraction (PM2,5-10) contributed to only 12%. It is also possible to verify that the carbonaceous fraction is largely concentrated in the finest range, encompassing 88% of the EC and 67% of the OC present in PM10. The analysis of the predominant elements in the aerosol revealed that they can be divided into two groups. Fe, Ba, Mo, Cu and Zn are more abundant in the range of diameters between 1 and 2 μm and are associated with mechanical wear of the tyres and brakes. In turn Ca, Al, K, Sr and Ti have an average diameter greater than 2 μm and are pointed out as characteristic elements of soil ressuspension. In this study, emission factors of particulate matter, carbonaceous constituents, elements and vehicle exhaust gases (CO, CO2 and NOx) were also calculated. The obtained values were slightly lower than those found for other tunnels, but within the ranges presented by the EMEP / EEA inventory.
Description: Mestrado em Engenharia do Ambiente
URI: http://hdl.handle.net/10773/12346
Appears in Collections:DAO - Dissertações de mestrado
UA - Dissertações de mestrado

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