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Title: A educação para o desenvolvimento sustentável na formação de professores: a Web 2.0 e as interações numa comunidade de prática online
Author: Cruz, Cláudia Sofia Almeida Moreira
Advisor: Vieira, Rui Marques
Cardoso, Eduardo Luís
Keywords: Educação para o desenvolvimento - Teses de doutoramento
Desenvolvimento sustentável
Formação de professores
Práticas educativas
Fenologias da informação e comunicação
Web 2.0
Defense Date: 2-Oct-2013
Publisher: Universidade de Aveiro
Abstract: A Educação para o Desenvolvimento Sustentável (EDS) é o cerne de um paradigma emergente na educação do século XXI. A EDS constitui-se um processo de aprendizagem holístico e sistémico e tem como função ensinar a viver de maneira sustentável. Apresenta-se como uma abordagem pedagógica inovadora, que combina aprendizagens ativas e participativas, suportadas por uma multiplicidade de estratégias didático-pedagógicas. Objetiva a promoção da capacidade de pensamento crítico, da resolução de problemas e da tomada de decisão, baseada em valores, por parte dos alunos. Para a implementação da EDS é fundamental que os professores tenham consciência de que lidar com as questões da sustentabilidade, na sala de aula, implica dotarem-se de competências específicas. É, portanto, necessário investir na formação de educadores e formadores; o que compreende o seu desenvolvimento profissional, focado no aperfeiçoamento das suas competências, de modo a potenciar novos processos na aprendizagem coerentes com os princípios da EDS. Neste contexto, no presente estudo, foi criada uma Oficina de Formação para professores do ensino básico, na modalidade b-learning, visando a criação de um espaço de formação que permitisse a integração das TIC/Web 2.0 na prática docente, mais concretamente no apoio à inclusão da EDS no currículo. Partindo do pressuposto que as TIC/Web 2.0 são ferramentas que nos oferecem novas oportunidades, pela sua versatilidade de disseminação do conhecimento, e que permitem reorientar o ensino e a aprendizagem sustentados na teoria sócio-construtivista, promovendo o trabalho colaborativo, criou-se uma Comunidade de Prática online. Recorreu-se, para o efeito, a uma plataforma de alojamento de redes sociais virtuais, o Grouply; visando o estabelecimento de interações entre os professores, a partilha de experiências, recursos e conhecimento, indutores da (re)configuração de práticas ao nível da integração das ferramentas da Web 2.0 no contexto da EDS e, ainda, objetivando promover a atualização, o aperfeiçoamento e a aquisição de novas competências pedagógicas contribuindo para o seu desenvolvimento profissional e social. Metodologicamente o presente estudo assumiu uma natureza qualitativa, segundo um design de investigação-ação, o que implicou um plano de ação realizado numa espiral de três ciclos de investigação-ação: recurso a diferentes técnicas e instrumentos de recolha de dados, particularmente o inquérito por questionário e entrevista, realizados aos professores que frequentaram a oficina de formação; observação com base no diário da Investigadora com os registos de observação das sessões de grupo, reflexões da Investigadora/Formadora e das sessões de acompanhamento individual (Supervisão pedagógica), realizadas ao longo da referida oficina; análise documental dos e-portefolios com registos das reflexões individuais de cada uma das sessões da oficina, as reflexões finais dos professores e o registo dos post´s no fórum de discussão, blogs e Whiteboard da Comunidade de Prática online. Decorrente da análise e discussão dos resultados obtidos, o trabalho realizado sugere que os professores adquiriram/desenvolveram competências em EDS e digitais, tendo-se verificado que a oficina de formação contribui para algumas mudanças nas práticas dos professores.
Education for Sustainable Development (ESD) is the cornerstone of an emerging educational paradigm for the 21st century. ESD constitutes a holistic and systemic learning process and its function is teaching to live sustainably. Moreover, it presents itself as an innovative pedagogical approach, based on active and participatory learning and bases its practice on a didactic and pedagogical multitude, always enhancing an inter/transdisciplinary perspective. It also aims to promote critical thinking, problem-solving and decision-making on the part of students. For the implementation of ESD it is essential that teachers are aware that dealing with issues of sustainability, in the classroom, implies empowering themselves with expertise. It is therefore necessary to invest in the training of teachers and educators, which includes their professional development focused on improving their skills in order to enhance new learning processes which are in accordance with the principles of ESD. In this context, for the present study, a Training Workshop for primary school teachers, in the form b-learning, was conceived aiming at creating a training space that allows the integration of ICT/Web 2.0 in teaching practice, specifically in supporting ESD inclusion in the curriculum. Based on the assumption that ICT/Web 2.0 are tools that offer new opportunities for their versatility for disseminating knowledge and also for enhancing teaching and learning sustained on the socio-constructivist theory, promoting collaborative work, an online Community of Practice was created. For this purpose, a hosting platform for virtual social networks, Grouply; was used in order to enhance interactions among teachers, contributing for experiences, knowledge and resources sharing, that can lead to a (re)configuration of their teaching practices regarding the integration of Web 2.0 tools in the context of ESD and also seeking to promote the upgrading, improvement and acquisition of new teaching skills contributing to their professional and social development. Methodologically, this study assumed a qualitative nature, according to a model of action research, which resulted in an action plan carried out in a spiral of three cycles of action research. Different data collection techniques and tools were used, namely questionnaires and interviews carried out with teachers who attended the training workshop. Observation was also privileged, and for that purpose, field notes of group sessions, Researcher / Trainer written reflections and individual coaching sessions (pedagogical supervision) that happened along the workshop were used. Moreover, documentary analysis of E-portfolios with records of individual reflections of each workshop sessions, teachers‟ final reflections, and posts in the online discussion forum, blogs and Whiteboard Community of Practice online was conducted. Data analysis and discussion seems to suggest that teachers acquired / developed skills in ESD and digital, and it was found that the training workshop contributed to some changes in teachers' practices.
Description: Doutoramento em Multimédia em Educação
URI: http://hdl.handle.net/10773/12333
Appears in Collections:UA - Teses de doutoramento
DEP - Teses de doutoramento

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