Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10773/12326
Title: O teatro cantado em Coimbra (1880-1910): géneros, grupos e contextos
Author: Braga, Catarina Sofia Ribeiro
Advisor: Pestana, Maria do Rosário Correia Pereira
Keywords: Música
Teatro - Coimbra(Portugal) - 1880-1910
Teatro - Análise social
Associativismo
Defense Date: 2013
Publisher: Universidade de Aveiro
Abstract: O presente trabalho consiste num estudo sobre o teatro cantado na cidade de Coimbra entre 1880 e 1910, contextualizado num fenómeno mais amplo de alastramento do culto de lazer e do consumo de bens culturais a diferentes camadas da sociedade. Tem como enfoque principal o conhecimento dos consumos no âmbito do teatro cantado naquela cidade, durante o período em análise e do impacte que teve na emergência e consolidação de novas sociabilidades e papéis sociais, sobretudo aqueles que foram ligados à atividade musical. A análise visa os diferentes sectores da sociedade conimbricense. Para tal, procedeu-se ao mapeamento social da cidade a partir das suas geografias: “alta”, “baixa” e os “arrabaldes” e da identificação de grupos socias a partir de escritos da época: “académicos”, “ as famílias” e “classe trabalhadora”. São apresentadas as obras que subiram ao palco nesse período, bem como os espaços performativos, as associações e companhias que as fizeram representar. A recolha de dados foi realizada em periódicos e publicações da época, como as de António Sousa Bastos e Borges Figueiredo e nas publicações de José Pinto Loureiro. O estudo revela que o consumo e por vezes a própria representação dos diferentes géneros de teatro cantado foi transversal aos diferentes sectores da sociedade cominbricense. Nesse contexto emergiram novos papéis sociais, novos grupos de teatro cantado, compositores, libretistas, atores/cantores amadores e profissionais e músicos instrumentistas que circulavam não só dentro como fora da cidade de Coimbra.
This paper is a study of the singing theater in Coimbra between 1880 and 1910, contextualized in a wider spread of the cult phenomenon of leisure and cultural consumption of the different layers of society goods. Its main focus is the knowledge of consumption within the singing theater in that city during the period in question and the impact it had on the emergence and consolidation of new social arrangements and social roles, especially those who were connected to the music activity. For such, it was made a social mapping of the city from its geographies: " uptown " , " downtown" and " suburbs " and identifying social groups from writings of that period , " academic" , " families " , " working class ". The works that were performed during this period are presented as well as performative spaces, groups and companies that represented them. Data collection was carried out in periodicals and publications of the time, as António Sousa Bastos, Borges Figueiredo and in publications of José Pinto Loureiro. In this context, new social roles emerged, manifested through the emergence of new groups of singing theater, songwriters, text writers, amateur and professional actors/singers and musicians who circulated not only in the city but also outside Coimbra. .
Description: Mestrado em Música
URI: http://hdl.handle.net/10773/12326
Appears in Collections:UA - Dissertações de mestrado
DeCA - Dissertações de mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Tese.pdf3.57 MBAdobe PDFView/Open


FacebookTwitterLinkedIn
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.