Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/10773/12293
Title: | Conteúdos audiovisuais participativos em espaços expositivos |
Author: | Barata, Carla Sofia Farinha |
Advisor: | Almeida, Pedro Alexandre Ferreira dos Santos Pombo, Pedro Miguel Marques |
Keywords: | Comunicação multimédia Materiais audiovisuais Tecnologia da informação Ciência - Divulgação Aprendizagem cooperativa |
Defense Date: | 2013 |
Publisher: | Universidade de Aveiro |
Abstract: | Este trabalho é orientado para a comunicação participativa em espaços de
divulgação de ciência e foi operacionalizado num dos centros de Ciência Viva
em Portugal. A problemática da investigação prende-se com a colaboração
entre visitantes para a transmissão de conhecimentos e para o envolvimento
na produção de conteúdos audiovisuais (AV). Com a necessidade dos centros
renovarem as linguagens e os formatos na divulgação científica, surge a
oportunidade de explorar novas soluções multimédia. O objetivo da
investigação é chegar a um modelo de participação para produzir vídeos de
ciência de forma colaborativa. Procurou-se identificar diferentes níveis de
participação e modelos participativos, apresentando-se uma análise de alguns
casos existentes na mesma linha de investigação. O desenho metodológico do
estudo compreende os principais interesses dos utilizadores e avalia até que
ponto os visitantes estão interessados nos conteúdos AV. Assim, faz-se uma
experiência de “Design Participativo” com técnicas de natureza bidirecional —
os visitantes podem ver e produzir esclarecimentos científicos em vídeo.
Durante quatro etapas de observação, são avaliadas as diversas categorias de
preferência de um público infantil. As opções disponíveis baseiam-se em
questões e respostas multimédia, integradas num protótipo apresentado em
computador. As crianças mostraram-se inteiramente dispostas a participar e
interessaram-se especialmente por responder tendo, no entanto, manifestado
curiosidade para ouvir outras opções apresentadas. Com base na análise dos
resultados foi possível apresentar uma proposta de modelo de participação
que fornece e recebe contributos audiovisuais para ajudar ao esclarecimento
de conceitos de ciência e que fornece um conjunto de indicadores relevantes
para uma possível implementação num Centro de Ciência Viva. In this essay collaborative communication in science centers and museums and a practice case, operationalized in a Ciência Viva science center in Portugal, are discussed. The guidelines of the research are cooperation on knowledge communication among visitors and their engagement in the production of audiovisual (AV) contents. The need science centers and museums feel to renew their languages and means of communication gives opportunity to the development of new media solutions. The goal of this work is to present a participation model where collaborative science videos can be produced. Aiming to identify different levels of participation and participatory models, this essay also analyses some cases in the same area of research. The methodological scheme on this study comprises the main interests of users and evaluates the extent of their enthusiasm for the AV content. Thus, it is an experience of "Participatory Design" using bidirectional techniques - visitors can see and produce scientific explanations on video. During four stages of observation, various categories of junior audience preferences are evaluated. The options available are grounded on multimedia questions and answers, integrated into a computer-based prototype. Children showed absolute willingness to participate, specially to answer, being however curious to hear the other presented options. Based on the analysis of the results a proposal for a participatory model could be presented, involving providing and receiving audiovisual contributions to help clarify science concepts. The proposal also offers some relevant indicators for a potential implementation in a Ciência Viva science center. |
Description: | Mestrado em Comunicação Multimédia |
URI: | http://hdl.handle.net/10773/12293 |
Appears in Collections: | UA - Dissertações de mestrado DeCA - Dissertações de mestrado |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
Dissertação.pdf | 25.2 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.