Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/10773/12278
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Santos, Arnaldo Manuel Pinto dos | pt |
dc.contributor.author | Amorim, Carlos Manuel Guerreiro Rodrigues de | pt |
dc.date.accessioned | 2014-05-19T16:54:14Z | - |
dc.date.available | 2014-05-19T16:54:14Z | - |
dc.date.issued | 2013 | - |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10773/12278 | - |
dc.description | Mestrado em Comunicação Multimédia | pt |
dc.description.abstract | A tecnologia está presente cada vez mais no dia-a-dia das pessoas, tanto nível profissional, como pessoal. Na educação e formação, verifica-se o mesmo fenômeno. Novas tecnologias são desenvolvidas para facilitar o processo de ensino-aprendizagem. O eLearning é um método de ensino/aprendizagem que se tem desenvolvido devido à intensificação da utilização das novas tecnologias, favorecendo a relação professor/aluno em contextos específicos. Na formação profissional, a realidade aumentada apresenta potencial para facultar o desenvolvimento de uma nova forma de estimular o formando a ser agente da sua própria aprendizagem. Essa tecnologia está nivelada com um novo perfil de pessoas que vivem na era digital. Assim, a realidade aumentada pode funcionar como facilitadora do ensino-aprendizagem. É nesta conjuntura que a presente investigação se insere, tendo como proposito analisar as potencialidades e constrangimentos da aplicação desta tecnologia no processo de formação/aprendizagem propondo paralelamente o desenvolvimento de um protótipo. Pretende-se testar esse protótipo pelos formandos e verificar se foi esclarecedor e identificou a vontade dos mesmos em utilizar esta tecnologia no seu percurso de aprendizagem. | pt |
dc.description.abstract | Technology is increasingly present in the daily lives of people, both professionally and personally. In education and training, there is the same phenomenon. New technologies are developed to facilitate the process of teaching and learning. ELearning is a method of teaching / learning that has been developed mainly due to the use of new technologies favoring the teacher / student relationship that are usually separated (spatially), and where you can enjoy all benefits of technology. Concerning training contexts, the RA has the potential to provide the development of a new way to stimulate the learner to be agents of their own learning. This technology is even with a new profile of people living in the digital age. Thus, augmented reality can function as a facilitator of teaching and learning. It is at this juncture that the present investigation is part, with the purpose to analyze the potential and constraints of the application of this technology in the training / learning process simultaneously proposing the development of a prototype. It is intended to test the prototype by the trainees and check if it was enlightening and identified their will to use this technology in their learning pathway. | pt |
dc.language.iso | por | pt |
dc.publisher | Universidade de Aveiro | pt |
dc.rights | openAccess | por |
dc.subject | Comunicação multimédia | pt |
dc.subject | E-learning | pt |
dc.subject | Tecnologias da informação | pt |
dc.subject | Formação profissional | pt |
dc.subject | Inovação educativa | pt |
dc.subject | Ensino à distância | pt |
dc.subject | Aplicações móveis | pt |
dc.title | eLearning em contexto de formação profissional com realidade aumentada | pt |
dc.type | masterThesis | pt |
thesis.degree.level | mestrado | pt |
thesis.degree.grantor | Universidade de Aveiro | pt |
dc.identifier.tid | 201568853 | - |
Appears in Collections: | UA - Dissertações de mestrado DeCA - Dissertações de mestrado |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
Dissertação.pdf | 2.2 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.