Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10773/12264
Title: Emoções no ensino instrumental : aplicação da teoria de Juslin
Author: Moreira, Luís Rafael de Pinho
Advisor: Correia, Jorge Salgado
Keywords: Ensino da música - Teses de mestrado
Música instrumental
Violino - Teoria de Juslin
Estratégias da aprendizagem
Técnicas musicais - Emoções
Defense Date: 2013
Publisher: Universidade de Aveiro
Abstract: O presente estudo incide sobre a influência das emoções na aprendizagem de um instrumento, no caso deste projeto o estudo incidiu o seu foco no Violino. Mais concretamente, com este estudo, pretendeu-se aprofundar uma teoria proposta por Juslin (2001) sobre como aplicar várias emoções numa obra e verificar a sua aplicabilidade no ensino. Pretendeu-se deste maneira formar um ponto de referencia para os professores de instrumento de forma a tornaram os seus alunos mais expressivos. O objeto de estudo foram dois grupos constituídos por alunos da Academia de Música de Costa Cabral, em que um dos grupos era ouvinte e o outro grupo era executante. A recolha de dados foi feita com experiências, através de duas performances, uma audição de classe e através de questionários e entrevistas efetuadas quer aos alunos intervenientes, quer a professores de Violino. Os resultados obtidos indicaram uma positiva aplicabilidade da teoria de Juslin (2001) no ensino, verificando-se uma significativa evolução nos alunos relativamente à sua expressividade.
This study focuses on the influence of the emotions when it comes to the learning of musical instrument. In this case, the study was focused on the violin and its main goal was to develop a theory suggested by Juslin (2001) on how to apply several emotions on a musical piece and check its applicability in teaching. This way, we intended to create a reference point so that instrument teachers have the possibility to turn their students more expressive. Two groups of students from Academia de Música de Costa Cabral were the study object. One was the listener, the other was the performer. The data collection was held through experiments, trough two performances, one class audition and questionnaires and interviews to the students and to the violin teachers involved in the process. The final results showed a positive applicability of Juslin’s theory (2001) in teaching, with a significant evolution on students when it comes to their expressivity.
Description: Mestrado em Ensino de Música
URI: http://hdl.handle.net/10773/12264
Appears in Collections:UA - Dissertações de mestrado
DeCA - Dissertações de mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Tese.pdf4.62 MBAdobe PDFView/Open


FacebookTwitterLinkedIn
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.