Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10773/1225
Título: Interfaces de comunicação e ludicidade na infância: brincriações na programação Scratch
Autor: Gordinho, Sandra Salomé Valente
Orientador: Lopes, Maria da Conceição de Oliveira
Quental, Joana Maria Ferreira Pacheco
Palavras-chave: Ensino multimedia
Educação das crianças
Crianças pequenas
Actividades de aprendizagem
Comportamento lúdico infantil
Data de Defesa: 2009
Editora: Universidade de Aveiro
Resumo: Os primeiros seis anos de vida de uma criança são a chave que permitem a esta experienciar o mundo, no mundo e com o mundo. Perante a importância que os novos media têm no quotidiano das crianças e jovens e, consequentemente, na sua formação, pretendese criar algumas estratégias de comunicação e de experiência de ludicidade suportadas por um artefacto electrónico, a programação Scratch e contextualizá-las para a educação de infância. Sendo assim e enquadrada por um universo de estudos ligado ao design, à comunicação, ludicidade e infância desenvolveu-se um conjunto de meios (tutoriais) em Scratch para promover a manifestação da ludicidade, condição de comunicação privilegiada da infância e induzir, na acção das crianças, à aquisição de várias competências de aprendizagem, nomeadamente, a construção da atitude e capacidade criativa, a autonomia, a partilha e a cooperação. O Scratch ao potenciar a utilização por diversas comunidades pode ser um meio adequado para a educação de infância. Contando com cooperação dos educadores poderá promover-se e desenvolver-se a sua utilização e, com isso, contribuir para uma cultura divertida na comunicação com as crianças. A finalidade da dissertação que se apresenta é tirar partido de uma tecnologia inovadora e em expansão para a educação da infância. O objectivo central é utilizar a mediação tecnológica do Scratch criando um conjunto de personagens e de cenários que possam incentivar a utilização desta programação pelas crianças entre os 3 e os 6 anos de idade para brincriarem socialmente entre si e construírem novos projectos com ou sem a mediação das educadoras. ABSTRACT: The first six years of a child's life are the key to enabling the child to experience the world, in the world and with the world. Given the importance of the new media (have) in present daily life of children and adolescents and consequently on their education we!re trying to create some communication strategies and some “ludicidade” experiences supported by an electronic artefact such as Scratch and contextualize them for the Childs education. Therefore, and for being framed within a universe of studies of design, communication, playfulness and childhood, it has been developed a set of resources (tutorials) of communication and “Ludicidade”, which are a privileged expression of communication that Induces the acquisition of various kinds of learning, namely, the construction of attitude and creative ability, autonomy, sharing, and cooperation. Promoting the use of Scratch by different communities can be a way that fits the strategy of Childhood Education. Counting on the cooperation of educators we can promote and develop their use and thereby contribute to create a fun culture of communication with the children. The main Goal of this thesis is to take advantage of innovative and expanding technology to educate. The central objective is to use a technological mediation such as Scratch to create a set of characters and scenarios that might encourage the use of this kind of program, by children between 3 and 6 years of age, to play and create socially with each other and build new projects with or without the mediation of the educators.
Descrição: Mestrado em Design
URI: http://hdl.handle.net/10773/1225
Aparece nas coleções: UA - Dissertações de mestrado
DeCA - Dissertações de mestrado

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