Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10773/12241
Title: Comunicação através do Facebook nos clubes de futebol: estudo de caso
Author: Cardoso, Luís David
Advisor: Amaral, Irina Adriana
Keywords: Gestão - Teses de mestrado
Redes sociais
Comunicação interpessoal
Clubes desportivos
Web 2.0
Defense Date: 2013
Publisher: Universidade de Aveiro
Abstract: O desenvolvimento de uma nova era digital, impulsionada pela Web 2.0 e pela expansão dos sites de redes sociais, criou novos desafios às empresas que tiveram de se adaptar a esta nova realidade. Torna-se cada vez mais importante corresponder às expectativas dos clientes e, para que tal aconteça, as empresas têm que se adaptar às suas exigências, tentando daí retirar benefícios próprios. Estes clientes expressam cada vez mais as suas expectativas através dos novos meios de comunicação, como os sites de redes sociais. Assim, as empresas têm que conseguir tirar partido deste facto, construindo estratégias que permitam corresponder a sua oferta às expectativas dos clientes. Desta forma, esta investigação, que tem como objeto de estudo a página do Facebook do Sport Lisboa e Benfica e Futebol Clube do Porto, pretende estudar o impacto da comunicação dos clubes nos seus adeptos, seguidores neste contexto. Do mesmo modo, pretendemos investigar quais as principais diferenças no tipo de comunicação entre os dois clubes e qual o tipo de comunicação que proporciona maior interação junto dos seguidores. Como principais resultados destacamos o facto de ambos os clubes estudados utilizarem as suas páginas no Facebook como meio de divulgação da sua marca, dos seus produtos e serviços, eventos, entre outras informações.
The growth of a new digtal era, due to Web 2.0 and the expansion of social network sites, raised new challenges to companies that had to adapt to this new reality. As it becomes increasingly important to respond to clients’ expectations, companies need to adapt to their requirements and draw specific benefits from this interaction. These clients express more and more their expectations through new communication channels, like social network sites. Thus, companies should take benefit of this channel and build strategies capable of adapting their offer to clients’ expectations. This research studies Facebook pages of Sport Lisboa e Benfica and Futebol Clube do Porto looking to comprehend the impact of clubs’ communication in their fans, which are their followers on Facebook. This research analyzes the key differences in the communication typologies between the two soccer clubs and identifies the type of communication that promotes higher interaction close to Facebook followers. As key results, we emphasize that both soccer clubs use their Facebook pages as a channel to communicate their brand, their products and services, their events, among others.
Description: Mestrado em Gestão
URI: http://hdl.handle.net/10773/12241
Appears in Collections:DEGEI - Dissertações de mestrado
UA - Dissertações de mestrado

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