Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10773/1223
Título: Bibliotecas 2.0 na formação profissional à distância: estudo das necessidades e expectativas da PT Inovação
Autor: Pinto, Cátia dos Santos Gomes
Orientador: Pedro, Luís Francisco Mendes Gabriel
Santos, Arnaldo Manuel Pinto dos
Palavras-chave: Ensino multimedia
E-learning
Ensino à distância
Formação profissional
Bibliotecas digitais
Data de Defesa: 2009
Editora: Universidade de Aveiro
Resumo: O presente estudo incide sobre o impacto das bibliotecas 2.0 na formação profissional à distância e está integrado num projecto desenvolvido em paralelo com a PT Inovação que visa a remodelação da actual biblioteca digital da plataforma Formare LMS. Tendo em conta o actual panorama nacional da formação à distância, a presença de bibliotecas 2.0 que fomentem uma formação mais dinâmica e colaborativa nestes contextos ainda é relativamente fraca. Assim, este estudo tem como principal objectivo a conceptualização de uma biblioteca 2.0 para a plataforma de formação da PT Inovação – o Formare LMS – e a integração de ferramentas e funcionalidades da Web 2.0 neste módulo que possam revelar utilidade para a formação profissional à distância. Para tal, foi realizada uma investigação que teve por base o levantamento e a análise das necessidades e expectativas da empresa PT Inovação, enquanto fornecedora do Formare LMS, de modo a conhecer as limitações da actual biblioteca digital e as expectativas face a um novo paradigma de bibliotecas digitais orientadas para a Web 2.0. A operacionalização do estudo requereu, portanto, a adopção de uma abordagem metodológica para o levantamento dos dados e posterior análise que fosse de encontro aos objectivos da investigação. Deste modo, o procedimento metodológico adoptado foi do tipo investigação e desenvolvimento, sendo que na parte da investigação foi utilizado o estudo de caso para recolher informações junto da PT Inovação, empresa fornecedora do serviço conceptualizado neste projecto. O levantamento dos dados para o estudo foi efectuado através da realização de entrevistas a representantes da empresa que apontaram quais as principais carências da actual biblioteca e o que consideraram ser importante alterar e incluir na nova biblioteca 2.0 para suprir essas necessidades. Para além disso, e porque o objectivo deste estudo é igualmente conceber e implementar uma nova biblioteca para a plataforma de eLearning da PT Inovação, o desenvolvimento compreendeu a conceptualização de novos requisitos funcionais e de novas interfaces e, posteriormente, a implementação e construção do protótipo de uma biblioteca 2.0 para o Formare LMS. O levantamento das principais necessidades e expectativas da PT Inovação e o desenvolvimento de um protótipo da nova biblioteca do Formare LMS permitiu corroborar as necessidades e expectativas iniciais apuradas durante as entrevistas com o protótipo criado e concluiu-se que a actual biblioteca é uma ferramenta obsoleta na plataforma e que necessita de ser totalmente remodelada e adoptar estratégias que fomentem a colaboração e participação entre os formandos. Este estudo procura, assim, encontrar respostas ao nível da importância das bibliotecas 2.0 em cenários de eLearning em Portugal e, mais concretamente, compreender o estado actual das bibliotecas digitais e da formação profissional a distância no mercado nacional. ABSTRACT: This study focuses on the impact of libraries 2.0 in professional distance training. It is integrated in a project done in collaboration with PT Inovação and aims to remodel the current digital library of PT eLearning platform, Formare LMS. Considering the current national panorama of distance training, the presence of libraries 2.0 that may encourage a more dynamic and collaborative type of training is still considerably week. Therefore, the aim of this study is to conceptualize a library 2.0 for PT Inovação's distance training platform - Formare LMS, and to integrate Web 2.0 tools and features that may become useful for professional distance training. In order to accomplish this, a research was carried out which aimed to find out the needs and expectations of PT Inovação as the supplier of the platform Formare LMS, and to analyze this data, so that the limitations of the present library and the expectations concerning a new paradigm of digital libraries with Web 2.0 features could be understood. The methodological approach used for the collection of data was one of investigation and development. For the investigation part of the study, a case study approach was used, in order to understand the supplier company, PT Inovação, and its eLearning platform. Data gathering was done by interviewing key members of the company, who contributed with their insight on the current weaknesses of the platform's digital library and suggestions on what could be improved in the new Web 2.0 oriented library. As the aim of this study involves the development of a new digital library for Formare LMS, there was also a need to redefine the requisites of the digital library, to create new interfaces, and finally to implement a working prototype of this new digital library. The global understanding of PT Inovação’s needs and expectations and the development of the prototype allowed us to compare the results of the initial needs identified with the final product, concluding that Formare's present digital library is obsolete and needs to be completely remodeled in order to include tools which encourage collaboration and participation between students. In conclusion, this study tries to find answers regarding the importance of libraries 2.0 in eLearning in Portugal, and more specifically, to understand the state of the art of digital libraries and professional distance training in the national market.
Descrição: Mestrado em Comunicação Multimédia
URI: http://hdl.handle.net/10773/1223
Aparece nas coleções: UA - Dissertações de mestrado
DeCA - Dissertações de mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
2010000590.pdf3.61 MBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterLinkedIn
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.