Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10773/12234
Title: A avaliação do desempenho no 3º sector : implementação do BSC numa IPSS
Author: Almeida, Nelma Marina Loureiro de
Advisor: Figueiredo, Hugo Casal
Keywords: Gestão pública - Teses de mestrado
Avaliação de desempenho
Solidariedade social
Defense Date: 2013
Publisher: Universidade de Aveiro
Abstract: O presente relatório incide sobre o estudo de uma ferramenta de avaliação do desempenho, Balanced Scorecard, e a sua posterior implementação numa Instituição Particular de Solidariedade Social. Esta ferramenta, criada por Kaplan e Norton para complementar as falhas dos indicadores financeiros tradicionais nas organizações do sector privado adapta-se com grande facilidade tanto ao sector público como ao sector sem fins lucrativos. Ao permitir o alinhamento da estratégia com os objetivos operacionais, indicadores, metas e iniciativas, o Balanced Scorecard tornou-se uma mais-valia para as organizações alcançarem o sucesso no mundo competitivo da atualidade e na perseguição da melhoria contínua e da qualidade nos serviços prestados. Adaptando o BSC às suas características específicas, as instituições do terceiro sector, como é o caso da Santa Casa da Misericórdia de Santo António, conseguem definir estratégias ajustadas aos seus objetivos, criando, consequentemente, valor para as suas partes interessadas.
This report focuses on the study of a performance management tool, the Balanced Scorecard, and its subsequent implementation in a Private Institution of Social Solidarity. This tool created by Kaplan and Norton to complement the shortcomings of traditional financial indicators in private sector organizations, adapts very easily to both the public sector and the nonprofit sector. By allowing the alignment of strategic goals with operational objectives, indicators, targets and initiatives, the Balanced Scorecard has become an asset for organizations to achieve success in today’s competitive world and in the pursuit of continuous improvement and quality services. By adapting the BSC to the specific characteristics of third sector institutions, the Santa Casa da Misericórdia de Santo António can align new strategic ideas with more operational goals, therefore creating value for its stakeholders.
Description: Mestrado em Administração e Gestão Pública
URI: http://hdl.handle.net/10773/12234
Appears in Collections:DCSPT - Dissertações de mestrado
UA - Dissertações de mestrado

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