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dc.contributor.authorMagalhães, Graça Maria Alves dos Santospt
dc.contributor.authorPombo, Fátimapt
dc.contributor.authorProvidência, Franciscopt
dc.date.accessioned2014-05-07T09:21:05Z-
dc.date.available2014-05-07T09:21:05Z-
dc.date.issued2012-04-
dc.identifier.isbn978-989-8473-04-2-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10773/12229-
dc.description.abstractNeste paper, a evocação do objecto e a sua experiência é considerada através da análise do desenho como função disciplinadora do projecto. Partimos do argumento de que o desenho é a linguagem visual que imagina, analisa e torna visível a materialidade do projecto. O desenho enquanto função que materializa o projecto, na condição de existência para... é, neste caso, mediador da representação (expressão técnica), acto de classificação que discrimina e influencia o projecto (programa) e marca interpretativa da imaginação (autoria). O tema que nos propomos desenvolver considera o desenho como um conjunto de imagens que enquanto linguagem configura a realidade projectual. Abordaremos a questão do conhecimento pelo desenho por via da sua prática no projecto. Neste caso, o desenho é instrumento que veicula e interpreta uma determinada expressão cultural que transferida para o projecto faz com que este adquira um registo simbólico específico. Partimos da hipótese de que a pratica do desenho no âmbito do projecto de design é diferenciadora do resultado projectual conferindo identidade própria ao objecto. Procuramos justificar a hipótese através da importância do desenho como linguagem visual que deriva, na contingência da sua interpretação ocidental, do campo artístico. Ou seja, atribuindo ao desenho a capacidade de ser interprete crítico do projecto. O nosso contexto de interpretação aborda a prática de designers portugueses com obra reconhecida institucionalmente nacional e internacionalmente. O material – desenhos – analisado decorre da investigação em curso, no âmbito de estudos de doutoramento, acerca da proximidade e influência do desenho na prática do projecto de Design. Procurar-se-á verificar o modo de utilização do desenho através da sua autoria na tentativa de contribuir para o conhecimento do design através de três vectores: 1. no seu modo autoral e imagético, 2. no seu modo tecnológico e classificatório, 3. no seu modo programático e representativo. Conclusivamente, propomos o desenho como uma linguagem de múltiplas percepções, possivelmente fragmentadas, fissuradas, desencontradas, possivelmente, trans-figuradas em metalinguagem do projecto.pt
dc.description.abstractIn this paper, the object’s evocation and experience is considered by examining drawing as project’s disciplinarian function. We depart from the argument that drawing is the visual language that imagines, examines and makes the project’s materiality visible. Drawing as function to materialize the project, in the condition of existing towards... is, in this case, mediator for representation (technical expression), the act of classification that discriminates and influences the project (program) and interpretative mark of imagination (authorship). The theme we intend to develop considers drawing as a set of images that as a language configures projectual reality. We will address the issue of knowledge through drawing by means of its practice in the project. In this case, drawing is an instrument that carries and interprets a particular cultural expression, transferring it onto the project causing it to acquire a specific symbolic register. We depart from the hypothesis that drawing practices in the scope of design project differentiate the projectual result, conferring the object its singular identity. We seek to justify the hypothesis through the importance of drawing as visual language deriving from the artistic field, within the contingent Western interpretation. That is, awarding drawing the ability to be the project’s critical interpreter. Our interpretation context addresses the practice of Portuguese designers whose work is institutionally recognized in Portugal and abroad. The analyzed material - drawings - results from the ongoing doctoral research on the proximity and influence of drawing on Design Project practice. The purpose is to verify the terms of use of drawing through authorship, aiming at contributing towards design knowledge through three vectors: 1. the imagetic and authorship approach, 2. technology and classification approach, 3. representative and programmatic approach. To conclude, we propose drawing as language for multiple perceptions, possibly fragmented, fissured, disjointed, and possibly trans-figured into project’s metalanguage.pt
dc.language.isoengpt
dc.publisherEdições IADEpt
dc.rightsopenAccesspor
dc.subjectDrawingpt
dc.subjectDesignpt
dc.subjectProjectpt
dc.subjectRepresentationpt
dc.titleDrawing as metaphor for design: drawing as image – project as representationpt
dc.typeconferenceObjectpt
dc.peerreviewedyespt
ua.publicationstatuspublishedpt
ua.event.date6-8 outubro, 2011pt
ua.event.typeconferencept
degois.publication.firstPage151pt
degois.publication.lastPage166pt
degois.publication.locationLisboapt
degois.publication.titleSenses & Sensibility in Lisbon: Advertising, Design, Fashion, Marketing, Photography and Visual Culture in the right placept
dc.relation.publisherversionhttp://www.iade.pt/unidcom/sslx/confinfo.htmlpt
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