Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10773/12220
Title: Dispositivos móveis no apoio a jovens com trissomia 21: prototipagem de uma aplicação na área das competências funcionais e sociais
Author: Moreira, Paulo Jorge
Advisor: Almeida, Ana Margarida Pisco
Ribeiro, Nuno Ricardo Gomes
Keywords: Comunicação Multimédia
Desenvolvimento das competências - Jovens
Sindrome de Down
Programas de computador - Aplicações
Trissomia 21
Defense Date: 2013
Publisher: Universidade de Aveiro
Abstract: A persente dissertação descreve um estudo realizado no âmbito do Mestrado em Comunicação Multimédia da Universidade de Aveiro e cuja principal finalidade foi prototipar uma aplicação na área das competências funcionais e sociais, especificamente desenvolvida para o contexto dos dispositivos móveis e para apoiar jovens com Trissomia 21. Os jovens e adultos portadores de Trissomia 21 têm de ultrapassar múltiplas barreiras no seu dia-a-dia, em tarefas simples como cozinhar ou atravessar a estrada, mas também, e fundamentalmente, em atividades dos domínios funcional e social como fazer compras ou viajar de transportes públicas. Vários estudos científicos têm sido publicados sobre a utilização de aplicações educativas direcionadas para as crianças com Trissomia 21, sublinhando como estas aplicações poderão melhorar as suas competências funcionais e sociais. No entanto, para a faixa etária dos jovens não têm sido feitos muitos estudos, por comparação com a faixa etária das crianças. Os padrões tecnológicos evoluíram consideravelmente na última década e o aparecimento de dispositivos como os Smartphones, os Tablet, IPad ou M Surfaces contribuíram para um patamar de portabilidade e interatividade nunca atingido até então. Este novo contexto tecnológico claramente marcado pelo potencial de mobilidade e portabilidade dos dispositivos sugere um cenário que importa explorar, observando as necessidades destes jovens. Este trabalho pretende, pois, apresentar um contributo para a melhoria da qualidade de vida destes jovens com dificuldades, pela proposta de uma aplicação que os apoie em tarefas básicas do seu dia-a-dia.
The present dissertation describes a study in the Master of Multimedia Communication at the University of Aveiro and whose main purpose was to prototype an application in the area of functional responsibility and social, specifically designed for the context of mobile devices and to support young people with Trisomy 21 . Young people and adults with Trisomy 21 have to overcome multiple barriers in their day - to-day , simple tasks like cooking or cross the road , but also , and fundamentally , in activities of social and functional domains such as shopping or traveling public transport . Several scientific studies have been published on the use of educational applications targeted for children with Trisomy 21 , underlining how these applications can improve their functional and social skills . However , for the age group of young people have not been many studies , compared with the age of the children . Technological standards have evolved considerably in the last decade and the emergence of devices such as Smartphones , Tablet , iPad or M Surfaces contributed to a level of portability and interactivity never reached before. This new technological context clearly marked by the potential of mobility and portability of the devices suggests a scenario that should be explored by looking at the needs of these youth . This work thus aims to provide a contribution to improving the quality of life of young people with difficulties , the proposal of an application that supports the basic tasks in your day- to-day.
Description: Mestrado em Comunicação Multimédia
URI: http://hdl.handle.net/10773/12220
Appears in Collections:UA - Dissertações de mestrado
DeCA - Dissertações de mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Dispositivos móveis no apoio a jovens com Trissomia 21.pdf5.45 MBAdobe PDFView/Open


FacebookTwitterLinkedIn
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.