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dc.contributor.advisorPedro, Luís Francisco Mendes Gabrielpor
dc.contributor.authorOliveira, Simão Pedro Resende depor
dc.coverage.spatialAveiropor
dc.date.accessioned2011-04-19T13:35:43Z-
dc.date.available2011-04-19T13:35:43Z-
dc.date.issued2009por
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10773/1220-
dc.descriptionMestrado em Comunicação Multimédiapor
dc.description.abstractAs instituições europeias de Ensino Superior, bem como cada agente envolvido nos processos formais de aprendizagem do Ensino Superior, estão actualmente a experimentar profundas mudanças sob as directivas do Processo de Bolonha. Ao mesmo tempo, as instituições recebem uma nova geração de estudantes, com fortes competências tecnológicas, sendo necessário a estas a compreensão de quais as ferramentas a integrar no currículo educacional, de forma a corresponder às necessidades e expectativas dos seus estudantes. Esta reforma educativa toma lugar enquanto a World Wide Web evolui para a “Web 2.0”: um conjunto de ferramentas tecnológicas e serviços impregnados de princípios como a colaboração, a faceta social e a centralização no utilizador. E novas tendências na Web começam a aparecer, através de paradigmas como os Mundos Virtuais 3D. Esta investigação procura primeiramente compreender como desenhar e construir espaços e ferramentas dentro do Mundo Virtual 3D OpenSim que sejam adequadas às novas realidades educativas e sociais; e adicionalmente, procura que este conhecimento seja usado na criação de uma presença no OpenSim para o Eesti Infotehnoloogia Kolledž, uma instituição de Ensino Superior estoniana. As características do IT Kolledž serão obviamente consideradas durante o processo de investigação. ABSTRACT: European Higher Education institutions, as well as every individual involved in higher education formal learning processes, are currently undergoing profound changes under the guidelines of the Bologna Process. Simultaneously, institutions face a new wave of technological-savvy students and are demanded to understand which tools to integrate in educational curricula in order to adapt to their expectations and needs. This whole educational reform takes place while the World Wide Web evolves into "Web 2.0": a set of technological tools and services impregnated with collaborative, social and user-centered attitudes. And new Web tendencies start to unfold, comprising paradigms such as Virtual 3D Worlds. This research aims firstly to understand how to design and build spaces and tools inside 3D virtual world OpenSim that will be adequate in new educational and social realities; and secondly, to use this knowledge to create an OpenSim presence for Eesti Infotehnoloogia Kolledž, an Estonian higher education institution. IT Kolledž's characteristics will be obviously considered during the research process.por
dc.language.isoengpor
dc.publisherUniversidade de Aveiropor
dc.relation.urihttp://opac.ua.pt/F?func=find-b&find_code=SYS&request=000232659por
dc.rightsopenAccesspor
dc.subjectEnsino multimédiapor
dc.subjectEnsino superiorpor
dc.subjectRealidade virtualpor
dc.subjectVisualização tridimensionalpor
dc.subjectComunidades virtuaispor
dc.titleUsing 3D virtual worlds in new educational contexts: IT College in OpenSimpor
dc.typemasterThesispor
thesis.degree.levelMestradopor
thesis.degree.grantorUniversidade de Aveiropor
Appears in Collections:UA - Dissertações de mestrado
DeCA - Dissertações de mestrado

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