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Title: O valor das bibliotecas do ensino superior
Author: Vieira, Maria do Céu Nogueira Dias
Advisor: Albergaria, José Manuel de Almeida Lima Soares de
Keywords: Marketing
Bibliotecas: Ensino superior
Marketing de serviços
Defense Date: 2013
Publisher: Universidade de Aveiro
Abstract: O objetivo deste estudo é refletir sobre o valor das bibliotecas do Ensino Superior e procura alcançar resultados que foquem a avaliação do impacto dos serviços, a experiência dos alunos e o valor percebido. Foi efetuada uma revisão de literatura enquadrada na área do marketing de serviços, porque uma das ferramentas fortes de marketing que uma biblioteca pode usar é a capacidade de mostrar o valor do que faz à comunidade académica. A metodologia utilizada foi a de um estudo de caso, aplicado na biblioteca do Instituto Superior de Contabilidade e Administração da Universidade de Aveiro (ISCA-UA), através de um questionário dirigido a todos os alunos do Instituto e de uma entrevista dirigida apenas aos alunos de mestrado. O questionário visava conhecer o padrão de utilização das bibliotecas da UA pelos alunos. A entrevista avaliar o impacto do serviço de apoio e referência da biblioteca do ISCA-UA. Constatou-se que o estudo possibilitou detetar situações críticas, necessidades e apoia a tomada de decisão, em ordem a planear produtos e serviços de acordo com as necessidades dos utilizadores. Os resultados obtidos de acordo com a perspetiva dos alunos contribuíram para clarificar as razões ou motivações que os levam a usar a biblioteca. Assim, de entre as principais conclusões desta investigação é de destacar o valor das bibliotecas enquanto espaço físico. Constatou-se também, que os alunos perceberam o valor relacionado com o uso dos serviços e recursos da biblioteca, ou seja, o valor equacionado aos efeitos ou resultados. O estudo constitui um contributo no que concerne à identificação de indicadores de impacto que possibilitam medir os resultados dos serviços das bibliotecas.
This study aims to be a reflection on higher education libraries’ value and seeks results that focus on assessing services impact, students’ experience and their perceived value of libraries. To address this thematic, a literature review was performed focusing on marketing services, because one of the strongest marketing tools that a library may use is the ability to show its value to the academic community. The used methodology was based on case study approach, by means of a questionnaire sent to all graduate and postgraduate students and an interview restricted to master students, conducted in the library of the “Instituto Superior de Contabilidade e Administração da Universidade de Aveiro (ISCA-UA)”. The questionnaire sought to determine UA’s libraries students use patterns. On the other hand, the interview enabled us to assess ISCA-UA’s library reference support service impact. This study made it possible to detect critical situations and needs, at the same time working as a decision’s support in order to plan products and services better adjusted to users’ needs. Case study results helped to clarify reasons or motivations, according to students’ perspectives that lead to library use, showing that one of the key findings in this research is that library values assessment sets on its physical space. This study was also able to determine other aspects of library values, such as students’ recognition of its benefits that arising from library’s products and services use. This study also contributed to the identification of impact indicators that allow us to measure library’s services results.
Description: Mestrado em Marketing
URI: http://hdl.handle.net/10773/12161
Appears in Collections:ISCA-UA - Dissertações de mestrado
UA - Dissertações de mestrado

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