Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10773/12126
Title: Marketing relacional e qualidade do serviço na satisfação do cliente
Author: Martins, Maria João Fernandes
Advisor: Picado, Carlos Francisco da Cunha
Keywords: Marketing - Teses de mestrado
Marketing relacional
Qualidade de serviços
Marketing - Bancos
Marketing - Clientes
Defense Date: 2013
Publisher: Universidade de Aveiro
Abstract: O marketing relacional no setor bancário remonta aos anos 80. Desde essa altura, o conceito vem adquirindo cada vez mais importância, sustentando a ideia de que os Bancos podem maximizar os seus ganhos com relações duradouras com os seus clientes. A esta gestão das relações, está associada a qualidade do serviço e a consequente satisfação do cliente. Neste contexto, o presente estudo examina o impacto do marketing relacional e da qualidade do serviço na satisfação do cliente bancário, através de um estudo de caso de uma Sucursal Millennium bcp. Assim, a investigação procura fazer uma análise quer do ponto de vista da Sucursal, quer do ponto de vista dos clientes. A realização desta investigação permitiu-nos concluir que a Sucursal implementa práticas de marketing relacional, tendo por base a excelência na qualidade do serviço. Foi ainda possível aferir que a qualidade do serviço tem influência significativa na satisfação do cliente e na sua intenção em continuar uma relação positiva e de longo prazo com a Sucursal Millennium bcp.
The relational marketing in the banking sector goes back to the 80s. Since then, the concept has gained greater importance, supporting the idea that banks can increase their profits with long-term relationships with their customers. Service quality and the consequent customer satisfaction are associated with this relationship management. It is in this context that this study examines the impact of relational marketing and service quality on the satisfaction of the bank customer. Thus, this research intends to analyze from the point of view of both the branch and the customers. The conduction of this research allowed us to conclude that the Branch executes relational marketing practices on the basis of excellence in service quality. In addition, it was possible to conclude that service quality has significant influence on customer satisfaction and on their intention to maintain a positive long-term relationship with the Branch Millennium bcp.
Description: Mestrado em Marketing
URI: http://hdl.handle.net/10773/12126
Appears in Collections:UA - Dissertações de mestrado
ISCA-UA - Dissertações de mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Dissertação.pdf741.09 kBAdobe PDFView/Open


FacebookTwitterLinkedIn
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.