Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10773/12110
Title: Abordagem holística no marketing relacional em marcas de luxo
Author: Figueiredo, Ana Carolina Chaves
Advisor: Filipe, Sandra Sarabando
Pereira, Dora Maria de Oliveira Simões Ribeiro
Keywords: Marketing - Teses de mestrado
Marketing relacional
Marcas
Hotelaria - Marketing
Defense Date: 2013
Publisher: Universidade de Aveiro
Abstract: No atual contexto económico de crise, o mercado de luxo parece não sofrer com o que tem sucedido à sua volta, essencialmente porque os clientes de luxo possuem poder financeiro e conservam a sua ambição por luxo. No entanto, para manter relações de confiança com os clientes a longo prazo, é cada vez mais necessário que as marcas enveredem por uma orientação mais integrada e direcionada para o consumidor. Num mercado caracterizado por intensa concorrência não é suficiente apenas ter uma marca forte, é imprescindível acrescentar valor, e o marketing holístico e o marketing relacional podem contribuir para isso. Nesse sentido, o objetivo desta dissertação é avaliar se as marcas de luxo constituem um ambiente favorável para a aplicação de uma abordagem de marketing holístico, em geral, e de marketing relacional, em particular. Para o efeito procedeu-se à recolha de conteúdos bibliográficos para fundamentação do tema e recorreu-se a um estudo exploratório qualitativo. O setor escolhido foi a Hotelaria de Luxo e a recolha de dados foi realizada por via da aplicação de uma entrevista a seis hotéis de luxo localizados em Portugal. Como metodologia para análise de dados deste estudo adotou-se uma abordagem qualitativa. Os resultados denotam que o mercado de luxo é mais complexo de gerir do que o mercado de bens comuns e realçam que as marcas de luxo privilegiam os conceitos inerentes à filosofia de marketing holístico e à filosofia de marketing relacional. Para além de esta dissertação contribuir para o desenvolvimento teórico do tema, também fornece linhas orientadoras para as marcas de luxo de outros setores implementarem este tipo de filosofias, evidenciando a sua pertinência e dispondo ainda de importantes considerações sobre a complexidade do mercado de luxo.
In the current context of economic crisis, the luxury market does not seem to suffer from what is happening around, mainly because luxury customers have financial power and maintain their lust for luxury. However, to preserve relationships based on trust with clients in the long term, it is increasingly necessary that brands use a more integrated approach and targeted to the consumer. In a market with an strong competition is not enough to have a strong brand, it is essential to add value, and holistic marketing and relationship marketing can add that value. Thereby, the purpose of this dissertation is to notice if the luxury brands are a favorable environment for the implementation of a holistic marketing approach in general, and a relationship marketing approach, particularly. To this end, this thesis proceeded to collect bibliographic content, in order to support the theme, and adopted a qualitative approach in form of exploratory qualitative study. Was chosen the segment of Luxury Hospitality and the data collection was performed by the application of an interview to the six luxury hotels located in Portugal. The results provide evidence that the luxury market is more complex to manage than the non luxury market, and is also worth mentioning that luxury brands represent a favorable environment for the implementation of a holistic marketing, in general, and a relational marketing, more particularly. This thesis contribute to the theoretical development of the subject, also provides guidelines for luxury brands from other segments to implement this kind of philosophy, indicating relevance and also important considerations about the complexity of the luxury market.
Description: Mestrado em Marketing
URI: http://hdl.handle.net/10773/12110
Appears in Collections:UA - Dissertações de mestrado
ISCA-UA - Dissertações de mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Tese_Ana_Figueiredo.pdf982.77 kBAdobe PDFView/Open


FacebookTwitterLinkedIn
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.