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http://hdl.handle.net/10773/12110
Title: | Abordagem holística no marketing relacional em marcas de luxo |
Author: | Figueiredo, Ana Carolina Chaves |
Advisor: | Filipe, Sandra Sarabando Pereira, Dora Maria de Oliveira Simões Ribeiro |
Keywords: | Marketing - Teses de mestrado Marketing relacional Marcas Hotelaria - Marketing |
Defense Date: | 2013 |
Publisher: | Universidade de Aveiro |
Abstract: | No atual contexto económico de crise, o mercado de luxo parece não sofrer
com o que tem sucedido à sua volta, essencialmente porque os clientes de
luxo possuem poder financeiro e conservam a sua ambição por luxo. No
entanto, para manter relações de confiança com os clientes a longo prazo, é
cada vez mais necessário que as marcas enveredem por uma orientação mais
integrada e direcionada para o consumidor. Num mercado caracterizado por
intensa concorrência não é suficiente apenas ter uma marca forte, é
imprescindível acrescentar valor, e o marketing holístico e o marketing
relacional podem contribuir para isso.
Nesse sentido, o objetivo desta dissertação é avaliar se as marcas de luxo
constituem um ambiente favorável para a aplicação de uma abordagem de
marketing holístico, em geral, e de marketing relacional, em particular. Para o
efeito procedeu-se à recolha de conteúdos bibliográficos para fundamentação
do tema e recorreu-se a um estudo exploratório qualitativo. O setor escolhido
foi a Hotelaria de Luxo e a recolha de dados foi realizada por via da aplicação
de uma entrevista a seis hotéis de luxo localizados em Portugal. Como
metodologia para análise de dados deste estudo adotou-se uma abordagem
qualitativa.
Os resultados denotam que o mercado de luxo é mais complexo de gerir do
que o mercado de bens comuns e realçam que as marcas de luxo privilegiam
os conceitos inerentes à filosofia de marketing holístico e à filosofia de
marketing relacional. Para além de esta dissertação contribuir para o
desenvolvimento teórico do tema, também fornece linhas orientadoras para as
marcas de luxo de outros setores implementarem este tipo de filosofias,
evidenciando a sua pertinência e dispondo ainda de importantes
considerações sobre a complexidade do mercado de luxo. In the current context of economic crisis, the luxury market does not seem to suffer from what is happening around, mainly because luxury customers have financial power and maintain their lust for luxury. However, to preserve relationships based on trust with clients in the long term, it is increasingly necessary that brands use a more integrated approach and targeted to the consumer. In a market with an strong competition is not enough to have a strong brand, it is essential to add value, and holistic marketing and relationship marketing can add that value. Thereby, the purpose of this dissertation is to notice if the luxury brands are a favorable environment for the implementation of a holistic marketing approach in general, and a relationship marketing approach, particularly. To this end, this thesis proceeded to collect bibliographic content, in order to support the theme, and adopted a qualitative approach in form of exploratory qualitative study. Was chosen the segment of Luxury Hospitality and the data collection was performed by the application of an interview to the six luxury hotels located in Portugal. The results provide evidence that the luxury market is more complex to manage than the non luxury market, and is also worth mentioning that luxury brands represent a favorable environment for the implementation of a holistic marketing, in general, and a relational marketing, more particularly. This thesis contribute to the theoretical development of the subject, also provides guidelines for luxury brands from other segments to implement this kind of philosophy, indicating relevance and also important considerations about the complexity of the luxury market. |
Description: | Mestrado em Marketing |
URI: | http://hdl.handle.net/10773/12110 |
Appears in Collections: | UA - Dissertações de mestrado ISCA-UA - Dissertações de mestrado |
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