Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10773/12073
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorHall, Andreiapt
dc.contributor.advisorMartins, Rosa Amélia Baptista Ferreira Soarespt
dc.contributor.authorAfonso, Aida Patrícia Marquespt
dc.date.accessioned2014-04-09T17:47:58Z-
dc.date.available2014-04-09T17:47:58Z-
dc.date.issued2013-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10773/12073-
dc.descriptionMestrado em Matemática para Professorespt
dc.description.abstractEste trabalho tem como objetivo principal desenvolver algumas construções dinâmicas e interativas com o apoio do GeoGebra, que auxiliem o ensino/aprendizagem da geometria. O trabalho centra-se na construção de aplicações interativas que facilitem a perceção do porquê das fórmulas utilizadas para o cálculo das áreas de polígonos e do círculo. Começa-se por ilustrar a fórmula de cálculo da área do retângulo, para de seguida, se ilustrarem as fórmulas de cálculo das áreas do paralelogramo, do triângulo, do trapézio, do papagaio e finalmente do círculo. Sempre que pertinente, as figuras são decompostas e “transformadas” num retângulo equivalente (com igual área). Procurou-se que as transformações utilizadas ajudassem a compreender as expressões que se obtêm para o cálculo da área de cada figura.pt
dc.description.abstractThis dissertation’s primary purpose is to develop some dynamic and interactive constructions with the support of GeoGebra, which will help in the teaching/learning of geometry. The dissertation focuses on the construction of interactive applications which will help in the understanding of the formulas used for the calculation of the areas of polygons and of the circle. First of all, it is given an illustration of the calculation formula of the area of the rectangle, followed by the illustration of the calculation formulas of the parallelogram, the triangle, the trapezium, the kite, and, finally, the circle. Whenever relevant, the figures are broken down and “transformed” into an equivalent rectangle (with the same area). It was sought that the transformations used would help understand the expressions obtained for the calculation of the area of each figure.pt
dc.language.isoporpt
dc.publisherUniversidade de Aveiropt
dc.rightsopenAccesspor
dc.subjectEnsino da matemática - Teses de mestradopt
dc.subjectGeometria - Ensinopt
dc.titleMódulos dinâmicos em GeoGebra para apoio ao ensino do cálculo de áreaspt
dc.typemasterThesispt
thesis.degree.levelmestradopt
thesis.degree.grantorUniversidade de Aveiropt
dc.identifier.tid201561484-
Appears in Collections:UA - Dissertações de mestrado
DMat - Dissertações de mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Dissertação Mestrado Aida_Afonso 2012-2013.pdfTese10.21 MBAdobe PDFView/Open


FacebookTwitterLinkedIn
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.