Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10773/12020
Title: A inovação como vantagem competitiva nos hotéis de luxo
Other Titles: Innovation as a competitive advantage in luxury hotels
Author: Martins, Andreia Denise Oliveira
Advisor: Vieira, Armando Luís Lima de Campos
Keywords: Gestão do turismo - Teses de mestrado
Inovação
Hotéis - Barcelona (Espanha)
Competitividade
Defense Date: 2013
Publisher: Universidade de Aveiro
Abstract: A inovação é um fenómeno presente desde os primórdios das civilizações humanas, onde na procura de melhor formas de qualidade de vida, a consequente evolução fomentava transformações radicais. Ainda nos dias de hoje a inovação é algo que a humanidade pretende sempre alcançar e ambiciona melhorar tudo o que a rodeia. A competitividade vem assim como determinante de inovação, como esta também leva a ambientes competitivos em todos os setores e, o do turismo não é exceção. Como tal, esta presente investigação tem como finalidade o estudo do comportamento inovador das unidades hoteleiras de luxo, da cidade de Barcelona, para uma melhor perceção da importância do fenómeno no ganho de vantagens competitivas sustentáveis. Para tal, foram realizadas entrevistas semiestruturadas a 13 gestores de entidades hoteleiras de luxo da cidade de Barcelona. Através da análise de conteúdo das entrevistas foram alcançados os objetivos elaborados para esta dissertação. Como tal, percebeu-se que, apesar da inovação no setor não apresentar elevados níveis de radicalidade, e algumas falhas práticas a nível da compreensão e implementação da inovação nos hotéis, os resultados do estudo conferem a importância da inovação no segmento de luxo da hotelaria. Ou seja, o papel da inovação mostra-se diretamente relacionado com vantagens competitivas sobre a concorrência.
Innovation has been a present phenomenon since early human civilizations, where the constant look for better life quality, the inevitable evolution fomented radical transformations. Even now-adays, innovation is something that all mankind are constantly trying to achieve, in a way to ambitiously improve everything that surrounds them. Therefore, competitive environments are determinants to innovation, as this is also a factor that leads to competitive environments in all existing sectors, consequently the tourism sector is not an exception. This investigation has the aim to study the innovative behavior of luxury hotels, of Barcelona, to get a better perception of the value of the phenomenon in the gain of sustainable competitive advantages. To do so, semi structured interviews were realized to 13 managers of luxury hotels in the city of Barcelona. Through content analysis of those interviews, the goals of the present study were achieved. Therefore, it was realized that, even though innovation in the tourism sector doesn’t present high levels of radical transformations, as well as some practical flaws in the understanding and implementation forms of innovation in hotels. The present results show that it is an important factor in luxury hotels, concerning its role in the gain of competitive advantages over the competition.
Description: Mestrado em Gestão e Planeamento em Turismo
URI: http://hdl.handle.net/10773/12020
Appears in Collections:UA - Dissertações de mestrado
DEGEIT - Dissertações de mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Tese.pdfTese8.4 MBAdobe PDFView/Open


FacebookTwitterLinkedIn
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.