Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10773/1201
Title: Design de informação e intermodalidade nos transportes em Aveiro
Author: Santos, Joana Augusta Guedes dos
Advisor: Roda, Rui Miguel Ferreira
Costa, Rui Carlos
Keywords: Design
Transportes públicos
Defense Date: 2009
Publisher: Universidade de Aveiro
Abstract: O presente estudo pretende reflectir sobre o papel do Design, enquanto disciplina promotora da regeneração da 'cidade intermédia' de Aveiro. Sob o ponto de vista do Design de Informação, a actividade do designer interage com os fluxos de informação orientados à mobilidade urbana, no desafio à visibilidade das redes de transporte, desenhando interfaces visuais claras, capazes de tornar o sistema mais flexível, atractivo e eficaz. Inicia-se por uma abordagem histórica das cidades e mobilidade, que referencia factos e visões que se consideraram significantes para o tema. Estudam-se a informação e a comunicação centradas nos utilizadores de transportes e é feita uma descrição de exemplos relevantes de tipos de informação. Apresenta-se o caso de estudo da 'cidade intermédia' de Aveiro, cujo potencial de desenvolvimento da intermodalidade dos transportes permite equacionar possíveis intervenções. São caracterizados fluxos actuais de mobilidade neste território, tal como informações disponíveis acerca dos serviços de transporte público, municipal e privados. Por fim, através do incremento de todo o conhecimento, descreve-se um cenário de intervenção no âmbito do Design de Informação, que visa encarar os desafios que Aveiro enfrenta ao nível dos transportes. Conclui-se, de um modo geral, que a necessidade de reestruturação dos serviços de transporte público através da intermodalidade é premente para conciliar o desenvolvimento económico e a acessibilidade, com a qualidade de vida. Partindo para um 'diálogo' com uma 'sociedade informada', os diferentes tipos de informação, os diferentes suportes e a aposta na linguagem visual, desempenham um papel fundamental na visualização e optimização de fluxos, por uma nova leitura no uso da cidade. Argumenta-se ainda que, ao participarem activamente na formação da complexidade urbana, as novas tecnologias podem facilitar esta visão intermodal, já que um sistema de informação co-participado e capaz de integrar informação dos vários serviços, promove a articulação dos transportes e torna possível a participação cívica.
The present study aims to reflect on the role of Design as a discipline able to promote the regeneration of Aveiro's “intermediate city”. Under Information Design's perspective, the designer's activity interacts with information fluxes oriented towards urban mobility, responding to the challenges of giving visibility to transport networks, designing clear graphic interfaces, able to render the whole system more flexible, attractive and effective. It starts with an historic approach to cities and mobility, referencing facts and visions regarded as significant to the topic under analysis. A study of transport users' centred information and communication is undertaken, with the description of relevant examples. The case study of the “intermediate city” of Aveiro is presented, whose potential for the development of intermodal transports' system enables the design of possible interventions. Actual mobility fluxes in this territory are characterized, as well as information available about public, municipal and private transports. Finally, through the incremental knowledge accrued, a scenario of intervention within the scope of Information Design is put forward, which envisages to respond to the challenges Aveiro faces at the transports level. As a broad conclusion, it is identified the need to restructure public transports in accordance with intermodal systems so as to reconcile economic development and access with quality of life. Starting a “dialogue” with an “educated society”, the different types of information, different media and the investment on a graphic language all play a key role in the visualization and optimization of fluxes, enabling a new take on the use of the city. It is also argued that new technologies, by being a central element to the growing urban complexity, can enable this intermodal vision, since an information system that is co-participated and able to integrate multi-services information promotes the link between different modes of transport and civic participation.
Description: Mestrado em Design
URI: http://hdl.handle.net/10773/1201
Appears in Collections:UA - Dissertações de mestrado
PT Bicicleta e Mobilidade Suave - Dissertações de mestrado
DeCA - Dissertações de mestrado

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