Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10773/1199
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dc.contributor.advisorMealha, Óscarpor
dc.contributor.advisorVeloso, Ana Isabelpor
dc.contributor.authorAlmeida, Samuel de Jesuspor
dc.coverage.spatialAveiropor
dc.date.accessioned2011-04-19T13:35:19Z-
dc.date.available2011-04-19T13:35:19Z-
dc.date.issued2009por
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10773/1199-
dc.descriptionMestrado em Comunicação Multimédiapor
dc.description.abstractA indústria dos vídeo jogos é actualmente uma das mais valiosas e lucrativas do género. Como se espera de qualquer membro activo desta indústria, os produtores de vídeo jogos aspiram a obter uma quota desse mercado e das receitas. Hoje, a exigência relativa ao lançamento de vídeo jogos é tal que, por vezes, uma das etapas cruciais do desenvolvimento do produto é preterida – a avaliação da usabilidade – o que resulta em jogos de menor qualidade. Ainda, os vídeo jogos que são avaliados acabam por o ser à custa de métodos que não são totalmente correctos e que não respeitam à unicidade do media. O presente trabalho surge, portanto, com o objectivo de apresentar uma nova metodologia que vá ao encontro do referido problema. A metodologia proposta é uma parte de um estudo empírico que contou com participantes com distintos níveis de experiencia com vídeo jogos e que fez uso de dois instrumentos: um questionário e em segundo lugar, uma tecnologia que não gera consenso – o eye tracking – um método que mensura os movimentos e as posições do olho. Os dados obtidos através dos questionários bem como os resultados do eye tracking foram analisados e serviram de base para o objectivo maior deste estudo: o desenvolvimento de guidelines (linhas orientadoras) que possam assistir na melhoria da concepção e do desenvolvimento de vídeo jogos. ABSTRACT: The video game industry is presently one of the most valuable and lucrative of its kind. As is expected from any active member in this industry, video game developers aspire to secure a share of that market and income. Currently, the demand to deliver video games is such that at times, one of the most important moments of product development is overlooked – usability evaluation – resulting in less enjoyable or playable video games. Furthermore, those that are evaluated are done so at the cost of methods that are not completely accurate and that do not respect the uniqueness of the media. The present study emerges, therefore, with the objective of presenting a new methodology that can challenge the mentioned predicament. The proposed methodology is one part of an empirical study that counted with participants of various gaming experiences and made use of two instruments: a questionnaire and secondly, a technology many have yet to accept – eye tracking – a method capable of measuring eye movement and eye positions. The acquired data from the questionnaires along with eye tracking results were analyzed and served as the basis for the greater objective of this study: the development of guidelines that can assist in the augmentation of video game development.por
dc.language.isoengpor
dc.publisherUniversidade de Aveiropor
dc.relation.urihttp://opac.ua.pt/F?func=find-b&find_code=SYS&request=000228640por
dc.rightsopenAccesspor
dc.subjectComunicação multimédiapor
dc.subjectVideojogospor
dc.subjectAtençãopor
dc.titleAugmenting video game development with eye movement analysispor
dc.typemasterThesispor
thesis.degree.levelMestradopor
thesis.degree.grantorUniversidade de Aveiropor
Appears in Collections:UA - Dissertações de mestrado
DeCA - Dissertações de mestrado

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