Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10773/11999
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dc.contributor.advisorRamos, Ruipt
dc.contributor.advisorCoimbra, Rosa Lídiapt
dc.contributor.authorLousada, Maria João da Conceiçãopt
dc.date.accessioned2014-03-26T18:26:49Z-
dc.date.available2014-03-26T18:26:49Z-
dc.date.issued2013-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10773/11999-
dc.descriptionMestrado em Ciências da Fala e da Audiçãopt
dc.description.abstractAs crianças com alterações ao nível da escrita, encaminhadas para terapia da fala, são uma realidade crescente. Uma vez que possuem, na sua maioria, alterações de linguagem ou fala associadas, ou um historial das mesmas, torna-se importante para os terapeutas compreender as particularidades da performance escrita destas crianças, já que formam um grupo bastante heterogéneo. O desenvolvimento tecnológico promove cada vez mais a utilização da escrita, pelo que importa dotar estas crianças com ferramentas adequadas para o seu pleno desenvolvimento académico e social. Por estas razões, o presente estudo tem por objetivo estudar a performance escrita de crianças acompanhadas em terapia da fala, utilizando o ditado como estímulo. Ao analisar e categorizar os erros ortográficos realizados, pretende-se compreender se, face aos diversos problemas associados, essas crianças demonstram um padrão semelhante entre si, e de que forma esse padrão pode ser comparado à aprendizagem normal. Os resultados demonstram que, apesar de formarem uma amostra heterogénea, revelam um perfil de escrita idêntico, especialmente do ponto de vista qualitativo. Além disso, são muitas as semelhanças com o desenvolvimento típico de escrita, apesar de evidenciarem algumas particularidades atípicas esperadas, considerando a dificuldade que estas crianças demonstram em adquirir as regras de ortografia.pt
dc.description.abstractChildren with writing disorders referred for speech therapy are an increasingly reality. Once they have, most times, associated speech or language disorders, or a history of them, it is important for therapists to understand the characteristics of the writing performance of these children, which form a heterogeneous group. The increasing technological development promotes the use of writing, so it is important to give these children all of the tools for a full academic and social development. Therefore, the present study aims to study the writing performance of children followed in speech therapy, using dictation as a stimulus. With the analyses and categorization of the spelling mistakes made, it is intend to understand whether, given the many associated problems, these children show a similar pattern among themselves, and how this pattern can be compared to normal learning. The results demonstrate that, despite being a heterogeneous sample, they reveal an identical writing profile, especially in a qualitative point of view. Furthermore, they show similarities with the typical development of writing, although they express some expected atypical errors, considering the difficulty that these children demonstrate in acquiring spelling rules.pt
dc.language.isoporpt
dc.publisherUniversidade de Aveiropt
dc.rightsopenAccesspor
dc.subjectCiências da fala e da audiçãopt
dc.subjectDislexiapt
dc.subjectErros ortográficospt
dc.subjectDitadopt
dc.titleErros ortográficos em provas de ditado: um estudo com crianças com dificuldades de escritapt
dc.typemasterThesispt
thesis.degree.levelmestradopt
thesis.degree.grantorUniversidade de Aveiropt
Appears in Collections:DCM - Dissertações de mestrado
UA - Dissertações de mestrado
DETI - Dissertações de mestrado
DLC - Dissertações de mestrado

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