Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10773/11998
Title: Material didático para o curso profissional de análise laboratorial
Author: Valdoleiros, Maria José Rangel e Osório de
Advisor: Santos, Maria Eduarda Bastos Henriques dos
Macedo, Maria Isabel Queiroz de
Keywords: Química analítica
Análise química - Técnicas laboratoriais - Formação profissional
Material didáctico
Análise da água
Defense Date: 2013
Publisher: Universidade de Aveiro
Abstract: Esta dissertação tem como objetivo a elaboração de materiais didáticos para os alunos dos Cursos Profissionais de Técnico de Análise Laboratorial. O objetivo principal é colmatar lacunas que se verificam pela inexistência de manuais, permitindo uma melhor articulação entre o espaço da sala de aula e as tarefas realizadas pelos estudantes fora desta. O material didático gira em torno do tema “Qualidade da Água” pois é uma unidade temática que se adapta à motivação dos alunos. Para minimizar as dificuldades inerentes ao ensino da Química, mais concretamente, ao de Análises Químicas elaborou-se um projeto que envolve o controlo de alguns parâmetros físico-químicos da água para consumo humano. Os conceitos e métodos analíticos que normalmente são apresentados de modo fragmentado passam a ser naturalmente necessários à continuação do projeto, contextualizando desta forma o conhecimento. Este trabalho encontra-se em três capítulos. O primeiro capítulo é uma introdução aos cursos profissionais em geral particularizando-se de seguida para curso de Análise Laboratorial. O segundo capítulo incide sobre metodologias de ensino onde sugerimos a metodologia de projeto para o desenvolvimento do tema central e apresentamos sugestões para o aperfeiçoamento do mesmo. No terceiro capítulo apresentamos materiais de suporte à lecionação de algumas unidades didáticas.
The aim of this project is to create didactic supporting material for students attending vocational, education and training of laboratorial analysis technician. Given the lack of manuals and text books, the main goal of this work is to allow a better coordination between the classroom activities and the tasks done by students outside the classroom. The supporting material is about water quality, a theme that adapts to the student motivation. To minimize the difficulties associated with the teaching of chemistry and, more specifically, chemical analysis, we created a project concerning the control of some physical and chemical parameters of the water used for human consumption. The concepts and analytical methods that are normally fragmented become naturally necessary for the project maintenance, in this way contextualizing the knowledge. This work is divided in three chapters. The first chapter is an introduction to professional courses in general and laboratorial analysis in particular. The second chapter is about teaching methodologies, where we suggest the project methodology for the development of the core topic and introduce suggestions for its improvement. In the third chapter, we present supporting materials to the teaching of some didactic units.
Description: Química Analítica - Química Analítica e Qualidade
URI: http://hdl.handle.net/10773/11998
Appears in Collections:UA - Dissertações de mestrado
DQ - Dissertações de mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
8316.pdf2.9 MBAdobe PDFView/Open


FacebookTwitterLinkedIn
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.