Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10773/11990
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorFonseca, Josépt
dc.contributor.advisorUrbano, Maria Margarida Carreira Pirespt
dc.contributor.authorSimões, Paulo Lopespt
dc.date.accessioned2014-03-24T15:29:03Z-
dc.date.available2014-03-24T15:29:03Z-
dc.date.issued2013-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10773/11990-
dc.descriptionMestrado em Engenharia Electrónica e Telecomunicaçõespt
dc.description.abstractHoje em dia, as pessoas vivem num mundo repleto de situações de stress. Estas podem ter origem em diversos contextos tais como a entrega trabalho a curto prazo, morte de um familiar ou até mesmo com relacionamentos pessoais. É um facto que o comportamento humano é infuenciado pelo nível de stress duma pessoa em termos de racionalidade. A título de exemplo, o stress pode ter impacto no contexto da condução de veículos, i. e., pode colocar em risco a segurança dos condutores e das pessoas envolventes. Neste domínio, o desenvolvimento de um sistema capaz de detectar stress pode, no futuro, apoiar na condução de modo a providenciar uma maior segurança para todos os intervenientes. Um sistema complexo como este pode também ser útil para fazer um levantamento estatístico sobre pontos negros nas estradas, i. e. locais onde os condutores apresentam sistematicamente valores altos de stress, consubstanciando zonas onde tipicamente ocorrem acidentes. O objectivo deste trabalho consiste em dar os primeiros passos para o desenvolvimento dum sistema capaz de detectar stress em seres humanos de modo a ser aplicado em contextos veiculares tais como na condução automóvel e em sistemas de navegação de cadeiras de rodas elétricas. Neste último, será direcionado para pessoas com elevado grau de limitações de movimento dos seus membros, por exemplo tetraplégicos. Constituindo o primeiro passo para a criação dum sistema complexo, este trabalho apresenta uma plataforma para aquisição de sinais de stress e registos de ocorrências os quais podem ser observados de forma síncrona. Toda esta informação será guardada para permitir a sua análise posteriormente de forma a desenvolver e validar algoritmos de stress robustos e eficazes.pt
dc.description.abstractNowadays, people live in a world with a lot of stressful situations. These can come from different contexts as deadline jobs tasks, death of a family member or even problems with personal relationships. It is also known that the human behaviour is infuenced by the stress level of a person in terms of rationality. As an example, this can have impact on vehicular navigation, i. e., it can jeopardize the safety of drivers and all other persons around. In this domain, the development of a stress detection system for vehicular applications can, in future, assist the driving in order to provide a higher safety. A complex system like this can also be used to report relevant and statistical information about black spots on the roads, i. e. locations where the drivers present systematic high levels of stress, e. g. accidents. The aim of this work is to serve as the base of a stress detection system to be used in vehicular applications such as driving cars or electric wheelchairs. In this last context, it will be given focus on severely impaired persons. Being the first step of such system implementation, this work presents a platform that acquires stress signals and register occurrences. This data can then be accessed off-line to do an extensive analysis in order to develop and validate stress algorithms.pt
dc.language.isoengpt
dc.publisherUniversidade de Aveiropt
dc.rightsopenAccesspor
dc.subjectEngenharia electrónica - Teses de mestradopt
dc.subjectCondução de automóveis - Monitorizaçãopt
dc.subjectStresse (fisiologia)pt
dc.subjectComunicações sem fiospt
dc.titlePlatform to acquire stress signals and register occurrencespt
dc.title.alternativePlataforma para aquisição de sinais de stress e registo de ocorrênciaspt
dc.typemasterThesispt
thesis.degree.levelmestradopt
thesis.degree.grantorUniversidade de Aveiropt
dc.identifier.tid201589087-
Appears in Collections:UA - Dissertações de mestrado
DETI - Dissertações de mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Dissertação Paulo Simões.pdf10.24 MBAdobe PDFView/Open


FacebookTwitterLinkedIn
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.