Utilize este identificador para referenciar este registo:
http://hdl.handle.net/10773/11990
Título: | Platform to acquire stress signals and register occurrences |
Outros títulos: | Plataforma para aquisição de sinais de stress e registo de ocorrências |
Autor: | Simões, Paulo Lopes |
Orientador: | Fonseca, José Urbano, Maria Margarida Carreira Pires |
Palavras-chave: | Engenharia electrónica - Teses de mestrado Condução de automóveis - Monitorização Stresse (fisiologia) Comunicações sem fios |
Data de Defesa: | 2013 |
Editora: | Universidade de Aveiro |
Resumo: | Hoje em dia, as pessoas vivem num mundo repleto de situações de stress.
Estas podem ter origem em diversos contextos tais como a entrega trabalho
a curto prazo, morte de um familiar ou até mesmo com relacionamentos
pessoais. É um facto que o comportamento humano é infuenciado pelo nível
de stress duma pessoa em termos de racionalidade. A título de exemplo, o
stress pode ter impacto no contexto da condução de veículos, i. e., pode
colocar em risco a segurança dos condutores e das pessoas envolventes.
Neste domínio, o desenvolvimento de um sistema capaz de detectar stress
pode, no futuro, apoiar na condução de modo a providenciar uma maior
segurança para todos os intervenientes. Um sistema complexo como este
pode também ser útil para fazer um levantamento estatístico sobre pontos
negros nas estradas, i. e. locais onde os condutores apresentam sistematicamente
valores altos de stress, consubstanciando zonas onde tipicamente
ocorrem acidentes.
O objectivo deste trabalho consiste em dar os primeiros passos para o desenvolvimento
dum sistema capaz de detectar stress em seres humanos de
modo a ser aplicado em contextos veiculares tais como na condução automóvel e em sistemas de navegação de cadeiras de rodas elétricas. Neste
último, será direcionado para pessoas com elevado grau de limitações de
movimento dos seus membros, por exemplo tetraplégicos. Constituindo o
primeiro passo para a criação dum sistema complexo, este trabalho apresenta
uma plataforma para aquisição de sinais de stress e registos de
ocorrências os quais podem ser observados de forma síncrona. Toda esta
informação será guardada para permitir a sua análise posteriormente de
forma a desenvolver e validar algoritmos de stress robustos e eficazes. Nowadays, people live in a world with a lot of stressful situations. These can come from different contexts as deadline jobs tasks, death of a family member or even problems with personal relationships. It is also known that the human behaviour is infuenced by the stress level of a person in terms of rationality. As an example, this can have impact on vehicular navigation, i. e., it can jeopardize the safety of drivers and all other persons around. In this domain, the development of a stress detection system for vehicular applications can, in future, assist the driving in order to provide a higher safety. A complex system like this can also be used to report relevant and statistical information about black spots on the roads, i. e. locations where the drivers present systematic high levels of stress, e. g. accidents. The aim of this work is to serve as the base of a stress detection system to be used in vehicular applications such as driving cars or electric wheelchairs. In this last context, it will be given focus on severely impaired persons. Being the first step of such system implementation, this work presents a platform that acquires stress signals and register occurrences. This data can then be accessed off-line to do an extensive analysis in order to develop and validate stress algorithms. |
Descrição: | Mestrado em Engenharia Electrónica e Telecomunicações |
URI: | http://hdl.handle.net/10773/11990 |
Aparece nas coleções: | UA - Dissertações de mestrado DETI - Dissertações de mestrado |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Dissertação Paulo Simões.pdf | 10.24 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.