Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/10773/11979
Title: | A promoção da capacidade de resolução de problemas através da articulação de contextos de educação formal e não formal de ciências |
Author: | Nogueira, Sofia Tenreiro-Vieira, Celina Cabrita, Isabel |
Keywords: | Resolução de problemas Educação não formal Conexões |
Issue Date: | Mar-2014 |
Publisher: | Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação |
Abstract: | A capacidade matemática de resolução de problemas revela-se essencial para enfrentar desafios quotidianos. Porém, a este respeito, alunos portugueses do 1.º CEB evidenciam fragilidades. A exploração de contextos de educação formais vocacionados para as Ciências Físicas e Naturais tem-se revelado promissora na potenciação de capacidades. Por conseguinte, professores demandam recursos didáticos de exploração destes espaços focados em conteúdos curriculares e de programas, no âmbito de visitas de estudo. Contudo, a oferta nestes espaços escasseia e poucos professores os desenvolvem. Neste trabalho, apresenta-se o desenvolvimento de recursos didáticos orientados para a promoção de capacidades matemáticas de alunos do 1.º CEB, entre elas, a resolução de problemas, através da articulação entre sala de aula e um espaço de educação não formal. Os resultados apontam para que os recursos didáticos potenciaram o desenvolvimento de tais capacidades. |
Peer review: | yes |
URI: | http://hdl.handle.net/10773/11979 |
ISSN: | 2183-1793 |
Publisher Version: | http://pages.ie.uminho.pt/inved/index.php/ie/article/view/10 |
Appears in Collections: | CIDTFF - Artigos |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
(2014) A promoção da capacidade de resolução de problemas....pdf | 835.7 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.