Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10773/11960
Title: O uso de uma sebenta como instrumento pedagógico no estudo da trompete
Author: Ribeiro, André da Silva
Advisor: Correia, Jorge Manuel Salgado de Castro
Keywords: Educação musical - Teses de mestrado
Técnicas pedagógicas
Música para trompete
Planos de estudo
Trompete - Aprendizagem
Estratégias de aprendizagem - Sebentas
Defense Date: 2013
Publisher: Universidade de Aveiro
Abstract: O presente trabalho propõe avaliar o impacto da implementação de uma sebenta como instrumento pedagógico no estudo da Trompete. Após uma análise da literatura e da observação no terreno, resultou a hipótese de utilização de uma sebenta, que acabou por ser aplicada numa experiência com os alunos, num período letivo. Com a análise dos estudos implementados e discutidos, e através das respostas dadas no questionário dos professores de Trompete, criou-se o esboço da sebenta, a qual os alunos utilizaram ao longo de um período letivo. A sebenta foca as cinco áreas específicas da aprendizagem da Trompete: o som, a flexibilidade, o registo, a técnica e a articulação. Com a implementação da sebenta, verificou-se uma melhor organização do estudo da Trompete, e consequentemente, uma melhoria dos seus resultados performativos, por parte dos alunos.
This study proposes to evaluate the impact of implementing a notebook as a educational tool in the study of the Trumpet. After a review of literature and field observation, resulting the possibility of using a notebook, which turn out to be applied in an experiment with students in a semester. With the analysis of the studies discussed and implemented, and through the answers given in the questionnaire teachers Trumpet, created the outline of notebook, used over a semester. The notebook focuses on five particular areas of learning Trumpet, like the sound, flexibility, register, technique and articulation. With the implementation of notebook, there was a better organization of the Trumpet study, and consequently, an improvement in its performatives results, by students.
Description: Mestrado em Ensino da Música
URI: http://hdl.handle.net/10773/11960
Appears in Collections:DeCA - Dissertações de mestrado
UA - Dissertações de mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Tese.pdfTese4.09 MBAdobe PDFView/Open


FacebookTwitterLinkedIn
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.