Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/10773/11833
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.author | Bastos, Mónica Sofia de Almeida | pt |
dc.contributor.author | Araújo e Sá, M. H. | pt |
dc.date.accessioned | 2014-02-17T16:51:56Z | - |
dc.date.available | 2014-02-17T16:51:56Z | - |
dc.date.issued | 2012 | - |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10773/11833 | - |
dc.description.abstract | Na era pós-moderna, as sociedades são tendencialmente multilingues e multiculturais. Esta diversidade impulsionou um intenso esforço político-educativo para implementar uma educação plurilingue e intercultural, nomeadamente em contexto europeu, que se refletiu no crescente interesse da Didática de Línguas por conceitos como intercompreensão, interculturalidade e plurilinguismo. Neste quadro, coloca-se um desafio à escola, sobretudo aos professores de línguas: formar cidadãos responsáveis, críticos, capazes de assumir o papel de mediadores interculturais, fomentando o desenvolvimento de uma competência de comunicação plurilingue e intercultural. Uma das questões que se pode colocar, face a este desafio, é a seguinte: como encaram os professores de línguas o seu papel enquanto promotores desta educação plurilingue e intercultural? Nesta comunicação, analisamos as representações de um grupo de professores de línguas (materna e estrangeiras) portugueses relativamente ao perfil e papel do professor de línguas num contexto de educação para a diversidade linguística e cultural. Propomo-nos comparar os dados relativos aos professores de Português Língua Materna com os relativos aos professores de Línguas Estrangeiras, de forma a identificar divergências e/ou convergências, assim como factores que lhes poderão estar subjacentes, com o intuito de problematizar potenciais possibilidades e/ou constrangimentos relativamente à implementação de uma didáctica integrada das línguas. | pt |
dc.language.iso | por | pt |
dc.relation | FCT - SFRH/BD/23964/2005 | pt |
dc.relation | Camões, Instituto da Cooperação e da Língua | pt |
dc.rights | openAccess | por |
dc.title | «Papagaio Colorido?»; Bola Saltitante?»; «Construtor de Pontes?»: Como é que os professores de línguas descrevem o seu papel em contextos multilingues e multiculturais? | pt |
dc.type | conferenceObject | pt |
dc.peerreviewed | no | pt |
ua.publicationstatus | Not Published | pt |
ua.event.date | 8-9 maio, 2012 | pt |
ua.event.type | other | pt |
degois.publication.title | VI Jornadas da Língua Portuguesa – O Ensino da Língua Portuguesa em Contextos Multiculturais e Multilingues | pt |
Appears in Collections: | DEP - Comunicações |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
Comunicação.pptx | 593.08 kB | Microsoft Powerpoint XML | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.