Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10773/1182
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorBastos, Paulo Bernardino das Nevespor
dc.contributor.authorCorreia, Pedro Luís Lopes Paispor
dc.coverage.spatialAveiropor
dc.date.accessioned2011-04-19T13:34:57Z-
dc.date.available2011-04-19T13:34:57Z-
dc.date.issued2010por
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10773/1182-
dc.descriptionMestrado em Criação Artística Contemporâneapor
dc.description.abstractEste projecto orienta-se em torno de um corpo de trabalho simbólico que explora as relações entre arte e tecnologia. Ao incorporar o digital, resultado da crescente e progressiva artificialização da vida, a arte (des)configura-se e reconfigura-se. Nesta abordagem a tecnologia surge, para além da sua esfera instrumental, como foco e factor destabilizador. O mundo em transformação, o esforço despendido na adaptação aos novos media e uma deriva pessoal, servem de matéria para o desafio subversivo. Percepcionando primeiro as capacidades da tecnologia para de seguida transgredir: contrariando o seu determinismo, instigando o desvio, ou questionando o seu carácter quimérico, abrem-se novas frentes de produção poética e vinca-se uma dobra que acolhe e despoleta a sua apropriação crítica. Procura-se ainda desconstruir o fetichismo dos aparelhos, sem subestimar as suas infinitas potencialidades, retratando a nossa passagem feérica de nativos pré-digitais a seres virtuais. A substância deste trabalho é, assim, a reflexão sobre a tecnologia enquanto elemento condicionador da arte e da vida quotidiana, que aqui se deixam trespassar. ABSTRACT: This project focuses on a corpus of symbolic work that explores the relationship between art and technology. By incorporating digital media, a consequence of the increasingly and evergrowing artificiality of life, artwork shapes and reshapes itself. In this approach, technology emerges, beyond its instrumental character, both as the core of the projects and as a disturbing factor. The world in transformation, the efforts spent in adapting to the new technological media and a personal roam are the materials for the subversive challenge. By firstly realizing the potentialities of technology and then transgressing it: by opposing its determinism, by instigating the deviance or re-questioning its illusive character, new fields of action emerge for symbolic production and a fold for its critical appropriation is made. There is also an attempt of deconstructing the fetishism of the technical equipments without underestimating their endless potentialities, giving an account of our enchanted journey from pre-digital natives to virtual beings. Therefore, the substance of this work is a reflection upon technology as a conditioning factor of art and everyday life that (here) interpenetrate each other.por
dc.language.isoporpor
dc.publisherUniversidade de Aveiropor
dc.relation.urihttp://opac.ua.pt/F?func=find-b&find_code=SYS&request=000235903por
dc.rightsopenAccesspor
dc.subjectCriação artísticapor
dc.subjectExpressão artísticapor
dc.subjectArte modernapor
dc.subjectArte digitalpor
dc.titleArte e tecnologia : estratégias de subversão e transgressãopor
dc.typemasterThesispor
thesis.degree.levelMestradopor
thesis.degree.grantorUniversidade de Aveiropor
Appears in Collections:UA - Dissertações de mestrado
DeCA - Dissertações de mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2010001973.pdf6.2 MBAdobe PDFView/Open


FacebookTwitterLinkedIn
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.