Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10773/11822
Title: A educação intercultural na aula de línguas: partilha de experiências
Author: Bastos, Mónica Sofia de Almeida
Abreu, Maria Albertina
Almeida, Corália
Assunção, Luísa
Baptista, Emília
Bento, Lucinda
Matos, Maria Soledade
Rita, Alda
Issue Date: 2008
Publisher: Universidade de Aveiro
Abstract: No seio de sociedades cada vez mais plurilingues e multiculturais, coloca-se à escola o desafio de cultivar uma compreensão mútua, promotora de relações de cooperação entre os diversos cidadãos, no sentido de os preparar para participar no diálogo intercultural, leit-motiv que a Comissão Europeia definiu para o ano de 2008. Dadas as características do objecto de ensino/aprendizagem das disciplinas de línguas, este assume-se como um local privilegiado para a preparação dos alunos para esta realidade. Aliás, as actuais políticas educativas nacionais e europeias apontam para uma mudança nas finalidades do ensino das línguas, no sentido de fomentar, nos alunos, o desenvolvimento de competências plurilingues e interculturais. Mas, para que estas competências sejam trabalhadas em contexto escolar, nomeadamente nas práticas curriculares das disciplinas de línguas, importa que os contextos e sistemas de formação de professores tenham em conta, entre outros aspectos, os pressupostos de uma Didáctica da Intercompreensão e do Plurilinguismo. Neste Atelier, num primeiro momento, apresentaremos sucintamente os princípios estratégicos de formação, as etapas e as actividades propostas no âmbito da oficina de formação “O Professor de Línguas Intercultural: do mundo virtual ao contexto escolar do mundo virtual ao contexto escolar” , concebida dentro dos pressupostos didácticos atrás referidos e dinamizada no primeiro semestre de 2007, com um grupo de 7 professoras do concelho de Águeda (Aveiro). Uma vez que um dos eixos motrizes desta oficina de formação prendeu-se com desenvolvimento colaborativo de projectos de acção pensados dentro dos pressupostos da perspectiva didáctica atrás mencionada, num segundo momento, os professores/formandos apresentarão os projectos de acção que planificaram, implementaram e avaliaram, partilhando as actividades propostas, os materiais utilizados e o feedback dos seus alunos. Por fim, reflectir-se-á acerca das possibilidades e constrangimentos da adopção de uma abordagem escolar das línguas orientada segundo os princípios de uma Didáctica da Intercompreensão e do Plurilinguismo.
Peer review: no
URI: http://hdl.handle.net/10773/11822
ISBN: 978-972-789-253-2
Publisher Version: https://www.ua.pt/de/PageText.aspx?id=6808
Appears in Collections:DEP - Comunicações

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