Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10773/11819
Título: O diálogo intercultural e o espaço curricular das línguas: uma experiência no contexto de formação contínua
Autor: Bastos, Mónica Sofia de Almeida
Araújo e Sá, M. H.
Data: 2007
Editora: Universidade da Coruña: Servicio de Publicaciones / Universidade do Minho
Resumo: A escola deve contribuir para a formação de cidadãos críticos e responsáveis, preparando os alunos para viver em sociedades cada vez mais plurilingues e interculturais. Dadas as características e natureza do objecto de ensino/aprendizagem das línguas, estas assumem-se como espaços privilegiados nesta preparação, pelo que os professores devem receber formação adequada a esse desafio. Com esta intenção, desenvolvemos uma oficina de formação2, colocando professores numa dupla situação formativa, enquanto profissionais e sujeitos de linguagem, participando em trocas plurilingues e interculturais na plataforma Galanet e desenvolvendo colaborativamente projectos de investigação-acção, com o intuito de proporcionar aos seus alunos a vivência de situações potenciadoras do desenvolvimento das competências plurilingue e intercultural. Partindo das vozes dos professores e dos seus projectos de acção, pretendemos reflectir acerca da forma como esta proposta de formação favoreceu o trabalho de competências plurilingues/interculturais em contexto de sala de aula.
Peer review: yes
URI: http://hdl.handle.net/10773/11819
Aparece nas coleções: DEP - Comunicações

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
IX_Congresso_Galego_Portugues.pdf91.73 kBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterLinkedIn
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.