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Title: A Competência de Comunicação Intercultural na formação de professores de línguas: olhares sobre o conceito
Author: Bastos, Mónica Sofia de Almeida
Issue Date: 2014
Abstract: Atualmente, devido à crescente pluralidade (tradicional e individual), todos os dias nos deparamos com situações de comunicação exolingue e pluricultural. Para responder aos desafios que estas situações nos colocam, importa desenvolver competências para comunicar com o Outro, ou seja, uma Competência de Comunicação Intercultural (CCI). O desenvolvimento desta competência deve começar na escola, nomeadamente na aula de línguas. Com efeito, as caraterísticas específicas deste espaço curricular fazem dele o espaço ideal para desenvolver as atitudes, os conhecimentos e as capacidades necessárias para interagir com interlocutores plurais em contextos de diversidade. Neste quadro, a CCI tem-se tornado num conceito central, tanto nos discursos políticos educativos (nomeadamente transnacionais), como nos discursos académicos da área da Didática de Línguas. Contudo, para que o desenvolvimento desta competência seja uma realidade nas nossas aulas de línguas, é necessário, entre outros aspetos, investir fortemente na formação de professores. Caso contrário, a migração desta competência dos discursos académicos e políticos para as práticas educativas continuará a enfrentar vários obstáculos e resistências. Com base nestes pressupostos, desenvolvemos um programa de formação intitulado O Professor Intercultural durante o ano letivo 2006/2007, com um grupo de professoras de línguas do distrito de Aveiro. A nossa proposta de formação desenvolveu-se em torno de quatro eixos de formação (consciencializar para a didática da intercompreensão e do plurilinguismo; agir comunicativo e intercultural; agir profissional; e refletir sobre ações e percursos), tendo como finalidade proporcionar aos professores uma dupla experiência de formação/reflexão, como profissionais e como sujeitos de linguagem. Nesta comunicação, refletiremos acerca das representações deste grupo de professoras acerca da educação intercultural em geral e da CCI em particular, nomeadamente no que se refere à sua pertinência, natureza e às suas dinâmicas de desenvolvimento, acreditando que as pistas de respostas a estas questões nos permitirão construir um modelo descritivo da CCI, de caraterísticas heurísticas, por um lado, e, por outro lado, vislumbrar algumas pistas acerca de como se pode trabalhar esta competência em contextos educativos e mesmo em contextos de formação de professores.
Peer review: no
URI: http://hdl.handle.net/10773/11813
Publisher Version: http://www.iscap.ipp.pt/cei/paginas_das_conferencias/2013-2014%20-%2017%20janeiro.html
Appears in Collections:DEP - Comunicações

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