Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10773/11808
Title: Criação em contexto empresarial de um núcleo de inovação (I&DT)
Author: Trabulo, Alice Maria da Costa Marciel
Advisor: Silva, Rui Ramos Ferreira da
Graça, Manuel Pedro Fernandes
Keywords: Engenharia de materiais
Gestão de empresas
Investigação e desenvolvimento
Inovação tecnológica
Defense Date: 26-Aug-2013
Publisher: Universidade de Aveiro
Abstract: As práticas da investigação, desenvolvimento, e inovação (IDI) têm sido apontadas como uma das soluções para que as empresas tenham um crescimento sustentado e acima das suas congéneres. Para algumas empresas portuguesas, a IDI é um caso de Do or Die, ou seja, se não inovarem, se não desenvolverem os seus produtos e processos, acabarão por desaparecer, ultrapassadas pela concorrência. Com este estágio pretendeu-se concretizar um dos objetivos estratégicos de desenvolvimento da empresa JPrior – Fábrica de plásticos, Lda (JPrior), que consistia na criação de um núcleo de investigação e desenvolvimento tecnológico (I&DT) estruturado de acordo com a NP 4457:2007- Requisitos do Sistema de Gestão IDI. Elaboraram-se os procedimentos necessários ao processo de gestão da investigação, desenvolvimento e inovação, tendo-se iniciado a implementação do núcleo de I&DT. Utilizou-se um estudo de caso, como evidência objetiva da implementação dos procedimentos definidos em matéria de gestão de projetos IDI. Assim, aplicaram-se os referidos procedimentos, ao projeto de um novo filtro com limpeza automática. A criação do núcleo de I&DT representou o ponto de viragem em matéria de investigação, desenvolvimento e inovação na JPrior. Há no entanto um longo trabalho de consolidação a percorrer. A ligação e as parcerias a reforçar e a criar com instituições do sistema científico e tecnológico serão fundamentais para que a JPrior mantenha e melhore a eficiência e a eficácia do seu sistema de gestão da IDI. Tal contribuirá certamente para a continuação do sucesso da empresa.
The practices of Research, Development, and Innovation (RDI) are foreseen as one of the solutions for companies to have sustained growth above their counterparts. For some Portuguese companies, RDI is a case of "Do or Die", i.e., if they do not innovate and if they do not develop their products and processes, they will disappear, overtaken by the competitors. The present internship aimed to apply a strategic orientation to Jprior company, which consisted in creating a department of research and technological development in the company, structured according to NP 4457:2007 – Requirements of RDI Management System Requirements. The department of RDI was created, and the necessary procedures to the management of research, development and innovation were defined and their implementation has started. A case study was used as an objective evidence of the implementation of the procedures set out in the management of RDI projects. For this purpose a prototype of a new filter with backwash was developed. The creation of the RDI department represented the turning point for research, development and innovation in JPrior. There is however a long consolidation work to do. The existing partnerships with the scientific and technological institutions should be reinforced and new connections should be developed, in order to maintain and improve the efficiency and effectiveness of JPrior RDI management system. That will certainly contribute to the continued success of the company.
Description: Mestrado em Engenharia de Materiais
URI: http://hdl.handle.net/10773/11808
Appears in Collections:DEMaC - Dissertações de mestrado
UA - Dissertações de mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Dissertação.pdf2.89 MBAdobe PDFView/Open


FacebookTwitterLinkedIn
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.