Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10773/11668
Title: Custos energéticos em escolas do 1º ciclo do concelho de Gouveia
Author: Cardona, Diogo João Ferreira Cardoso de Oliveira
Advisor: Rodrigues, Maria Fernanda da Silva
Cardoso, José Claudino de Pinho
Ramos, António Jorge Bauleth Marques
Keywords: Engenharia civil
Edifícios escolares - Climatização
Qualidade do ar interior - Edifícios
Eficiência energética
Consumo de energia - Análise de custos
Defense Date: 2013
Publisher: Universidade de Aveiro
Abstract: Com o programa de renovação do Parque Escolar, verifica-se que os custos de exploração dos edifícios escolares têm aumentado drasticamente, tornando-se incomportáveis para os magros orçamentos seja das escolas, das Juntas de Freguesia ou das Autarquias. Resulta desta situação que os responsáveis das escolas optam, muitas vezes, por desligar os sistemas de aquecimento e arrefecimento conduzindo a situações de desconforto que se podem traduzir nalgum insucesso escolar. Na verdade, os sistemas instalados foram caros, mas acabam por não funcionar por falta de verbas para a sua manutenção e exploração. Deste modo, torna-se importante e necessário analisar este assunto de modo a conseguir-se quantificar antecipadamente os custos energéticos do património escolar, ajustando-os à disponibilidade orçamental dos donos de obra. Para este trabalho de investigação propõe-se, no universo das escolas do 1º Ciclo do município de Gouveia identificar e caraterizar o estado de conservação dos diversos edifícios escolares e os seus custos energéticos, assim como identificar soluções construtivas que diminuam estes mesmos custos. Para isso, num primeiro momento efetuou-se pesquisa bibliográfica sobre o tema em análise e, após esta, desenvolveu-se o caso de estudo que incidiu sobre edifícios escolares do concelho de Gouveia. No final deste trabalho foi possível concluir que os custos energéticos nas escolas assumem valores muito elevados e que estas estão fora dos níveis de conforto recomendados, sendo aconselhável a realização de intervenções nas escolas de forma a diminuir estes custos e a permitir que os edifícios em estudo estejam de acordo com a regulamentação, relativa ao conforto térmico, em vigor.
With the renewal program of the “Parque Escolar”, it appears that the operating costs of school buildings have increased dramatically, making it unaffordable for the schools, and local authorities’ small budgets. Consequently the heads of school often turn off the heating and cooling systems leading to situations of discomfort that result in some students’ failure. In fact, the installed systems were expensive, but are no operating for lack of funds for maintenance and operation. Thus, it is important and necessary to study this subject in order to quantify the energy costs on an early stage of the construction and rehabilitation of schools, adjusting the budget availability of the responsible. For this research work is proposed, in the universe of the elementary schools (1st cycle schools) in the council of Gouveia, identify and characterize the condition of many school buildings and their energy costs, and identify constructive solutions to mitigate these costs. To achieve this goal it was performed a literature research on the topic under consideration and analyzed the case study focused on the primary schools of the Gouveia municipality. During this study it was concluded that energy costs in these schools assume high values and the buildings are out of the comfort levels normally advisable. So it is recommended to do specific interventions in order to reduce these costs and leading to the fulfilling of the thermal comfort requirements.
Description: Mestrado em Engenharia Civil
URI: http://hdl.handle.net/10773/11668
Appears in Collections:DECivil - Dissertações de mestrado
UA - Dissertações de mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Dissertação.pdf6.59 MBAdobe PDFView/Open


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.