Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10773/11546
Title: Estimulação multissensorial e motora na comunicação da demência
Author: Pinheiro, Teresa Maria Osório Dias dos Santos
Advisor: Marques, Alda Sofia Pires de Dias
Figueiredo, Daniela Maria Pias de
Keywords: Gerontologia
Demência
Pessoas idosas
Comunicação não-verbal
Defense Date: 2013
Publisher: Universidade de Aveiro
Abstract: Introdução: A demência trata-se de um problema mundial de saúde pública, com níveis elevados de institucionalização. A estimulação multissensorial (EMS) e a estimulação motora (EM) são possíveis de ser implementadas em contexto institucional e domiciliário, e têm demonstrado resultados promissores na promoção da comunicação das pessoas com demência (Baker et al., 2003; Cruz et al., 2011b; J. Van Weert, Van Dulmen, Spreeuwenberg, Ribbe, & Bensing, 2005b). No entanto, poucos estudos existem sobre o impacto destas intervenções quando implementadas por pessoas sem formação especializada nas rotinas de cuidados de pessoas com demência. Objetivo: Avaliar o impacto de um programa educativo de EMS e EM na comunicação verbal e não-verbal de pessoas idosas institucionalizadas com demência. Metodologia: Estudo quasi-experimental do tipo pré-pós intervenção. A colheita de dados iniciou-se pela recolha de informação sociodemográfica dos residentes e cuidadores formais (CF). Caracterizou-se o estado cognitivo dos residentes através da Avaliação Breve do Estado Mental (Guerreiro, Silva, Botelho, Leitão, Castro- Caldas & Garcia, 1994) e determinou-se o estadio da demência recorrendo à Escala de Deterioração Global (Leitão & Monteiro, 2007). As estratégias de EMS e EM foram implementadas nos cuidados matinais dos residentes, pelos CF, após terem participado num programa educativo semanal de 8 sessões de 90 minutos. Foram recolhidas 6 gravações vídeo antes e imediatamente após a intervenção durante os cuidados matinais. Os dados de vídeo foram analisados recorrendo a uma lista de comportamentos (etograma). A frequência e duração de cada comportamento foram avaliados por dois observadores no software Noldus The Observer ® XT 10.5. O estudo de fiabilidade inter-observador para cada comportamento, foi realizado através do coeficiente de correlação intraclasse (CCI) equação (2,1) e do método de Bland e Altman. A análise descritiva e inferencial de todos os dados foi realizada no SPSS versão 17.0. As diferenças entre as fases de recolha de dados foram analisadas utilizando o teste não-paramétrico de Sinais. Resultados: Foram recrutados 18 residentes com demência moderada a grave, 14 do género feminino, com média de 86,1 (± 6,98) anos e 34 CF, mulheres, com média etária de 45,59 (± 9,82) anos. O acordo inter-observador foi bom a excelente (CCI entre 0,61- 0,99) e não foi identificado viés sistemático em nenhuma categoria do etograma. Através da análise das gravações vídeo, constatou-se um aumento da duração do olhar estímulo (49,59 – 58,03 segundos) e uma redução da duração dos olhos fechados e da duração e frequência da comunicação verbal desadequada após intervenção. Para as restantes categorias, observou-se uma diminuição dos valores médios no momento após a intervenção por comparação ao momento anterior. No entanto, os resultados obtidos não foram estatisticamente significativos. Discussão/Conclusão: Este estudo identificou tendências comportamentais positivas observáveis na comunicação verbal e nãoverbal das pessoas institucionalizadas com demência, no entanto, as diferenças encontradas não foram estatisticamente significativas. A implementação de programas de EMS e EM pelos CF em instituições para pessoas com demência parece ser possível e ter implicações na comunicação verbal e não-verbal, melhorando assim a interação com o ambiente e cuidadores. No entanto, estudos com metodologias mais robustas e amostras alargadas, que explorem o impacto deste tipo de programas pelos CF nas rotinas de cuidados, são necessários.
Background: Dementia it is a worldwide public health problem with high levels of institutionalization. The multisensory stimulation (MSS) and motor (MS) are possible to be implemented in the institutional and home care, and have shown promising results in promoting the communication of people with dementia (Baker et al., 2003; Cruz et al., 2011b; J. Van Weert, Van Dulmen, Spreeuwenberg, Ribbe, & Bensing, 2005b). However, there are few studies about the impact of these interventions when implemented by people without specialized training in routine care of people with dementia. Objective: Evaluate the impact of an educational program of MSS and MS in verbal and nonverbal institutionalized elderly with dementia communication. Methodology: Quasi-experimental study, pre-post intervention type. Data collection began by collecting sociodemographic information of residentes and formal caregivers (FC). Characterized the cognitive performance of residents by mini mental state examination (Guerreiro, Silva, Botelho, Leitão, Castro-Caldas & Garcia, 1994) and determined the stage of dementia using the global deterioration scale (Leitão & Monteiro, 2007). Strategies of MSS and MS were implemented in morning care residents, by FC after participating in an educational program of eight 90-minute sessions on weekly basis. Six video recordings were collected before and immediately after the intervention during morning care. Video data were analyzed using a list of behaviors (ethogram). The frequency and duration of each behavior were evaluated by two observers with software Noldus The Observer ® XT 10.5. The study of inter-observer reliability for each behavior was performed through the intraclass correlation coefficient (ICC) with the equation (2.1) and the method of Bland and Altman. The descriptive and inferential analysis of all data was performed with SPSS version 17.0. The differences between the phases of collecting data were analyzed using the non-parametric signal test. Results: We recruited 18 residents with moderate to severe dementia, 14 females, with a mean of 86.1 (± 6.98) years old and 34 FC, all the females, with mean age of 45,59 (± 9,82 years). The interobserver agreement was good to excellent (ICC between 0.61 to 0.99) and was not identified systematic bias in any category of the ethogram. Through the analysis of the video recordings, we found an increase of the duration of stimulus gaze (from 49.59 to 58.03 seconds), and a reduction in the duration of the closed eyes and the duration and frequency of verbal inadequate after intervention. For other categories, there was a reduction in mean time after the intervention compared to the previous moment. However, results were not statistically significant. Discussion / Conclusion: This study identified behavioral trends observable in positive verbal and nonverbal institutionalized people with dementia communication; however, the differences were not statistically significant. The implementation of MSS and MS programs by FC in institutions for people with dementia seems to be possible and have implications for verbal and non-verbal communication, improving the interaction with the environment and caregivers. However, studies with more robust methodologies and extended samples, which explore the impact of such programs on the FC care routines, are needed.
Description: Mestrado em Gerontologia
URI: http://hdl.handle.net/10773/11546
Appears in Collections:DCM - Dissertações de mestrado
UA - Dissertações de mestrado

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