Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10773/11532
Title: Construção de conhecimento em ambientes virtuais : influência das relações interpessoais
Author: Loureiro, Ana Cristina de Castro
Advisor: Bettencourt, Teresa
Keywords: Aprendizagem em ambientes virtuais
Ensino à distância
Ensino superior
Ensino multimédia
Estratégias de aprendiazagem
Software educativo
Defense Date: 2013
Publisher: Universidade de Aveiro
Abstract: A presente investigação foi conduzida no ambiente virtual imersivo 3D Second Life®, com o suporte de ferramentas Web 2.0 como complemento a aulas presenciais - numa lógica de sala de aula estendida. Teve como pressuposto que a socialização é um fator-chave para as aprendizagens colaborativas e para a construção de conhecimento. O estudo tem por objetivo identificar as variáveis que poderão influenciar a partilha de conhecimento em contextos de aprendizagem com recurso a ambientes virtuais; com a finalidade de contribuir para a melhoria das situações de aprendizagem com recurso a ferramentas online. Esta investigação é de carácter exploratório e enquadra-se no campo dos estudos fenomenológicos. O estudo foi implementado, em duas fases, com quatro turmas de ensino superior, duas turmas diurnas (regime geral) e duas turmas de ensino noturno (regime de maiores de 23). Todas seguindo o mesmo curso e a mesma unidade curricular. Concluímos que nos espaços virtuais os estudantes tendem a sentir-se mais confiantes, abertos, participativos, criativos, compreensivos e parecem participar nas sessões de formação online porque estão, de facto, interessados em aprender. Por outro lado, a possibilidade de providenciar sessões de tutória online permite chegar a um maior número de estudantes. Estas sessões online podem ser estabelecidas numa hora e local (virtual) livre de restrições e que pode ser adaptado, permitindo uma participação mais efetiva por parte dos estudantes. Assim, e com base nas observações retiradas do estudo implementado, pode ainda referir-se que os contrastes de comportamento verificados entre os alunos do regime diurno e do regime noturno, no que concerne ao empenhamento com as ferramentas online, parecem ser em função do nível de maturidade, do nível de independência enquanto alunos, da motivação intrínseca.
This research was conducted in immersive 3D virtual environment Second Life®, with the support of Web 2.0 tools to support the physical classroom - in a logic of extended classroom. It was based on the assumption that socialization is a key factor for collaborative learning and knowledge construction. The study aims to identify the variables that may influence knowledge sharing in virtual learning environments, with the aim of contributing to the improvement of learning situations using online tools. This research is exploratory in nature and falls within the field of phenomenological studies. This study was implemented in two phases, with four classes of higher education, two daytime classes and two classes of night courses. All following the same syllabus and the same course. We conclude that students in virtual spaces tend to feel more confident, open, participatory, creative, understanding and seem to participate in online training sessions because they are indeed interested in learning. Moreover, the possibility of providing online tutorial session allows to reach a larger number of students. These online sessions can be established in a time and place (virtual) free of restrictions and can be adjusted, allowing a more effective participation by students. Thus, based on observations taken from the study implemented, can also be noted that the contrasts in behavior observed among students in daytime and nighttime regime, regarding the engagement with online tools, seem to be based on the level maturity, the level of independence as students and intrinsic motivation.
Description: Doutoramento em Multimédia em Educação
URI: http://hdl.handle.net/10773/11532
Appears in Collections:UA - Teses de doutoramento
DEP - Teses de doutoramento

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
7841.pdf2.03 MBAdobe PDFView/Open


FacebookTwitterLinkedIn
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.