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Título: Memórias no feminino : o círculo de cultura musical do Porto
Autor: Almeida, Ana Cristina de Oliveira
Orientador: Sardo, Susana Bela Soares
Palavras-chave: Música
Concertos
Mulheres
Data de Defesa: 2008
Editora: Universidade de Aveiro
Resumo: O Círculo de Cultura Musical do Porto é actualmente o único testemunho vivo de uma instituição verdadeiramente nacional que foi fundada em Lisboa em 1934 e que progressivamente se expandiu por Portugal e pelas antigas Colónias portuguesas em África e na Ásia. Inserindo-se num movimento internacional de criação de sociedades de concertos transversal a diversas realidades europeias e do Novo Mundo que aqui serão analisadas, o CCM/Porto tem sido dirigido, desde a sua fundação, num quadro dinástico de sucessão cujos distintos modelos de liderança contribuíram decisivamente para que ainda hoje procure responder ao ideal que esteve no cerne da sua criação. Esta dissertação procura estudar, através de um cruzamento de olhares – o da história e o da etnomusiclogia –, o papel desenvolvido pelo CCM/Porto desde a sua criação, conhecer o lugar por ele ocupado no panorama portuense enquanto centro de divulgação musical e compreender de que forma se justifica a sua sobrevivência actualmente, 30 anos após a extinção da sede que lhe deu origem e num contexto cultural e social envolvente distinto do de 1937. Na verdade, adaptando-se sucessivamente a novas realidades e conservando um conjunto de sócios que fielmente acarinham e suportam esta iniciativa que a todos eles pertence, o CCM/Porto persiste na concretização do sonho de Elisa Pedroso: «…nele ouviremos, para nos elevarmos nas benditas comoções da grande Arte, as mais belas Obras, os mais célebres virtuosi, e também os mais escolhidos artistas da palavra» (Elisa de Sousa Pedroso, fundadora do Círculo de Cultura Musical). ABSTRACT: Established in 1934, Porto's Círculo de Cultura Musical has become the last example of a truly nation-wide institution which has progressively expanded throughout Portugal and its former colonies in Africa and Asia. Belonging to an international movement dedicated to assembling concert societies which was common to several european and New World realities – to be analyzed henceforth – CCM/Porto has been managed since its inception in a dynastic way of succession whose distinct leadership models have decisively contributed to that even today the ideal which originated it stands accomplished. This dissertation aims to study, through an historical view, the role played by CCM/Porto since its foundation, to acknowledge its position as a center of musical dissemination in Porto’s cultural panorama and to understand in which way its survival is justified nowadays, 30 years after the closing of its original headquarters and in a socio-cultural context distinct from the one of 1937. Actually, constantly adapting to new realities and preserving an associate base which faithfully cherish and support this initiative, CCM/Porto keeps on fulfiling Elisa Pedroso’s dream: «...in it we shall hear, for us to rise on the blessed commotions of the great Art, the finest Pieces, the most famous virtuosi and also the chosen artists of the word» (Elisa de Sousa Pedroso, foundress of Círculo de Cultura Musical).
Descrição: Mestrado em Música
URI: http://hdl.handle.net/10773/1152
Aparece nas coleções: UA - Dissertações de mestrado
DeCA - Dissertações de mestrado

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