Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10773/11516
Título: Ciências no primeiro ciclo do ensino básico : um programa para educação para desenvolvimento sustentável
Autor: Costa, Maria da Conceição Ferreira de Figueiredo e
Orientador: Martins, Isabel
Palavras-chave: Educação científica
Ensino básico 1º ciclo
Educação para desenvolvimento sustentável
Conceções e práticas de professores
Ciência-Tecnologia-Sociedade
Data de Defesa: 2013
Editora: Universidade de Aveiro
Resumo: Num planeta finito, a impossibilidade de um crescimento contínuo e a necessidade de preservar os seus recursos naturais e ambientais, tendo em vista assegurar opções de qualidade de vida e bem-estar das gerações futuras, fez emergir e estruturar o conceito de Desenvolvimento Sustentável. Perante os múltiplos desafios que o futuro coloca, a educação constitui-se como uma via para alcançar um desenvolvimento mais harmonioso das relações entre os seres humanos e entre estes e a natureza, indispensável à humanidade na persecução dos seus legítimos anseios de paz, liberdade e justiça social. A importância atribuída à educação no sentido de uma adequada perceção da situação do planeta levou as Nações Unidas a proclamarem, no início deste século (dezembro de 2002), a Década da Educação para o Desenvolvimento Sustentável (2005-2014): um desafio internacional lançado aos países para que recorram à educação como ferramenta essencial na promoção de Desenvolvimento Sustentável. A vida nas sociedades contemporâneas é, como nunca antes, influenciada por desenvolvimentos científicos e tecnológicos e dependente dos respetivos progressos. Assim, a Educação Científica assume um papel fundamental na compreensão das problemáticas que enfrentamos e na consciencialização da responsabilidade do ser humano na situação planetária atual, devendo promover o desenvolvimento de cidadanias proativas, fundamentadas e responsáveis, no sentido da mudança, numa perspetiva crítica global que garanta a sustentabilidade do planeta. Estas finalidades são alvo de reflexão por parte de diversas instâncias da sociedade – nas quais se incluem organismos como a UNESCO, comunidades nacionais e internacionais de investigação em Educação Científica, e o poder político – e espelham-se em propostas de reforma e de revisão curricular em diversos países. Ora, sem ser exclusiva, a educação formal nos primeiros anos de escolaridade tem um papel fundamental, por ter caráter obrigatório na maioria dos países. Paralelamente existe um crescente reconhecimento a nível internacional em torno da importância de se iniciar precocemente a Educação Científica com vista a alcançar esses propósitos. Resultados alcançados em diversas investigações evidenciam que a Educação Científica nos primeiros anos de escolaridade tem impacte positivo relevante no desenvolvimento de literacia científica e no desenvolvimento de atitudes positivas face à Ciência e a aprendizagens de Ciências. A presente investigação pretende ser um contributo para a Década da Educação para o Desenvolvimento Sustentável no Primeiro Ciclo do Ensino Básico. O percurso de investigação, de natureza qualitativa, foi desenvolvido em três fases distintas mas articuladas entre si: a fase I integrou processos interpretativos de investigação documental e teve como principais objetivos o estabelecimento do quadro teórico de suporte à problemática de Educação para Desenvolvimento Sustentável e a caraterização de perspetivas de Educação Científica decorrentes de política educativa em Portugal; na fase II caraterizou-se a importância atribuída por professores do Primeiro Ciclo do Ensino Básico à Educação Científica e respetiva componente experimental, bem como as suas conceções acerca de Literacia Científica, orientações Ciência-Tecnologia-Sociedade no ensino das Ciências, Desenvolvimento Sustentável e o modo como dizem articular as referidas conceções com as suas práticas de sala de aula; na fase III apresentou-se um Programa de Ciências, concebido segundo os referenciais atrás definidos e avaliado por um painel de peritos, para Educação para Desenvolvimento Sustentável, “A Terra e os seres vivos: conhecer para valorizar e proteger”, para implementação em cada um dos quatro anos de escolaridade do Primeiro Ciclo do Ensino Básico. O presente estudo assume-se como um contributo para a inovação na Educação Científica no Primeiro Ciclo do Ensino Básico e fundamenta a necessidade de a reorientar, tendo em vista a resposta a compromissos internacionais assumidos por Portugal no âmbito da Década da Educação para o Desenvolvimento Sustentável, bem como a importância de acompanhar orientações e políticas recomendadas a nível internacional, numa perspetiva de educação num contexto de globalização.
On a finite planet, the impossibility of continued growth and the need to preserve its natural and environmental resources, in order to ensure life quality and well-being choices of future generations, led to the emerging development and consolidation of the concept of Sustainable Development. Given the many challenges of the future, education is a way to achieve a more harmonious development of relations between humans and nature, essential to humanity in the pursuit of their legitimate aspirations for peace, freedom and social justice. The emphasis on education to an adequate perception of the situation of the planet led the United Nations to proclaim, at the beginning of this century (December 2002), the Decade of Education for Sustainable Development (2005-2014): an international challenge launched in countries to use education as an essential tool in promoting sustainable development. Life in contemporary societies is, like never before, influenced by scientific and technological developments and dependent on the respective progress. Therefore, Scientific Education assumes a fundamental role in understanding the problematics we face and in raising awareness of the responsibility of human beings in the current planetary situation, so as to promote the development of proactive substantiated and responsible citizenships, towards change, in a global critical perspective that guarantees the planet's sustainability. These goals are subject to consideration by the diverse sectors of society - which include organizations such as UNESCO, national and international research communities in science education, and political power - and mirrored on reform proposals and curriculum revision in different countries. Without being exclusive, formal education in the early years of schooling plays a key role, by being mandatory in most countries. In parallel, there is a growing international recognition around the importance of starting early Science Education in order to achieve these purposes. Results achieved in several investigations show that science education in the early school years has significant positive impact on the development of scientific literacy and the development of positive attitudes to Science and to the learning of Science. This research is intended as a contribution to the Decade of Education for Sustainable Development in the First Primary School. The course of qualitative research was developed in three distinct phases though interconnected: phase I integrated interpretative processes of documentary research and had as main objective the establishment of the theoretical framework to support the issue of Education for Sustainable Development and characterization perspectives of Science Education arising from educational policy in Portugal; phase II featured the importance attributed by First Primary School teachers to Scientific Education and its experimental component, as well as their conceptions about Scientific Literacy, Science- Technology-Society orientations in the teaching of Science, Sustainable Development and the way they say they articulate these conceptions with their classroom practices; phase III presented a program of Sciences, designed according to the references defined above and evaluated by a panel of experts, for Education for Sustainable Development, "The Earth and living things: knowing in order to cherish and protect," to be implemented in each of the four years of first cycle basic education schooling. This study is meant as a contribution to innovation in Science Education in the First Cycle of Basic Education and supports the need to refocus it in order to answer the international commitments assumed by Portugal under the Decade of Education for Sustainable Development as well as the importance of monitoring guidelines and policies recommended internationally, in a perspective of education in the context of globalization.
Descrição: Doutoramento em Didáctica e Formação
URI: http://hdl.handle.net/10773/11516
Aparece nas coleções: UA - Teses de doutoramento
DEP - Teses de doutoramento

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