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Title: Educar (para) o pensar : desenvolvimento de competências reflexíveis em professores e alunos do 1º CEB : contributos da "Filosofia para Crianças"
Author: Machado, Celeste Maria Marçal Vieira
Advisor: Sá-Chaves, Idália
Brenifier, Oscar
Vieira, Rui Marques
Keywords: Formação de professores
Educação para a cidadania
Ensino básico 1º ciclo
Competências pedagógicas - Desenvolvimento de competências
Prática pedagógica
Defense Date: 2013
Publisher: Universidade de Aveiro
Abstract: O presente estudo inscreve-se na área científica da Formação de Professores, incidindo, particularmente, na compreensão do processo de desenvolvimento das competências reflexivas percebidas como factor de promoção do seu próprio desenvolvimento profissional e pessoal, do desenvolvimento da capacidade de pensar dos seus alunos, da revalorização dos processos curriculares de ensino-aprendizagem e de inovação dos contextos educacionais. Num contexto de complexidade, incerteza e mudança, importa repensar estratégias de formação de professores e de alunos para que possam constituir-se como fatores potenciadores do desenvolvimento da competência reflexiva. Estratégias que convocam, quer o professor, quer o aluno, para um tipo de questionamento de maior exigência reflexiva e consideradas potenciadoras do pensamento crítico, criativo e de cuidado com o outro, numa perspetiva educativa centrada no cuidar, que valoriza a dimensão humana, a atuação responsável, ética e solidária, em todos os planos da vida. Neste estudo propomo-nos retomar algumas das estratégias de formação já configuradas no movimento Filosofia para Crianças e que se constituíram como um programa de formação em contexto, no qual se procurou aprofundar e compreender as múltiplas dimensões e modos como interatuam os diferentes participantes da relação educativa em práticas curriculares reconfiguradas à luz dos pressupostos que sustentam este estudo. Do ponto de vista metodológico, a investigação inscreve-se num paradigma de natureza qualitativa e interpretativa, de matriz hermenêutica e ecológica, configurando uma abordagem de tipo complexo, e com características de estudo de caso, que considera indispensável a participação ativa do sujeito na construção do conhecimento próprio, bem como o carácter de imprevisibilidade e de recursividade das condições e subsistemas em que tal ocorre. No sentido de construir uma visão integrada do objeto em estudo, foram desenvolvidos procedimentos específicos (mixed-methods), nomeadamente análise documental, entrevista semiestruturada, observação participante e inquirição por questionário. O estudo, que decorreu na região centro do país, envolveu 5 professoras do 1.º Ciclo do Ensino Básico, 100 alunos do mesmo nível de ensino e os seus pais/encarregados de educação, inquiridos através de questionário e desenvolveu-se em duas fases. A primeira destinou-se à formação teórico-prática das professoras e, na segunda, foram desenvolvidas sessões práticas de Filosofia para Crianças com os alunos. Os portfolios reflexivos construídos pelos participantes e pela investigadora principal constituíram outra fonte da informação recolhida no estudo empírico. Os resultados do estudo situam-se a quatro níveis: no que respeita aos saberes básicos, ao perfil de competência dos professores, à sua formação e às estratégias e recursos considerados como potenciadores de um pensar de mais elevada qualidade. Quanto ao primeiro nível, o presente estudo releva o carácter estruturante e epistémico de aprender a pensar (bem), salientando que este se processa numa maior amplitude e profundidade dos conteúdos da própria reflexão, às quais subjaz uma visão ampla de cidadania planetária e socialmente comprometida, evidenciando uma ampliação do quadro referencial dos saberes básicos e considerados imprescindíveis para a educação dos cidadãos. A um segundo nível, salienta-se a exigência de um perfil de competência profissional que permita aos professores desenvolver nos seus alunos um pensar de qualidade e, simultaneamente, melhorar a sua própria competência reflexiva. Neste sentido, o estudo aponta para a continuidade das respostas que têm vindo a ser equacionadas por vários autores nacionais e internacionais que, ao abordarem a problemática da formação, do conhecimento profissional e do desenvolvimento identitário dos professores, têm acentuado a importância dos modelos crítico-reflexivos da formação e de uma supervisão ecológica, integradora, não standard e humanizada, no desenvolvimento das sociedades contemporâneas. Conforme os dados sugerem, admite-se que a formação integral dos cidadãos passa pela inclusão e interligação de diferentes áreas do conhecimento que, concertada e complementarmente, possam contribuir para o desenvolvimento da sensibilidade, do pensamento crítico e criativo, de uma cultura da responsabilidade e de uma atitude ética mais ativa e interventiva. Neste sentido, reafirma-se a importância de um trajeto formativo que promova a efetiva articulação entre teoria e a prática, o diálogo crítico-reflexivo entre saberes científicos e experiência, que focalize o profissional na sua praxis e saliente a sua conexão com o saber situado em contexto vivencial e didático- -pedagógico. Realça-se a pertinência de dinâmicas formativas que, a exemplo de “comunidades de investigação/aprendizagem”, na sua aceção de redes de formação que, na prossecução de projetos e propósitos comuns, incentivam a construção de itinerários próprios e de aprendizagens individuais, mobilizando processos investigativos pessoais e grupais. Evidencia-se a valorização de práticas promotoras da reflexão, do questionamento, da flexibilidade cognitiva como eixos estruturadores do pensamento e da ação profissional e como suporte do desenvolvimento profissional e pessoal, corroborando a importância dos processos transformadores decorrentes da experiência, da ação e da reflexão sobre ela. Finalmente, no que respeita às estratégias e recursos, os dados permitem corroborar a riqueza e o potencial do uso de portfolios reflexivos no desenvolvimento de competências linguísticas, comunicacionais, reflexivas e meta-reflexivas e o entendimento de que o processo de construção da identidade profissional ocorre e desenha-se numa dinâmica reflexiva- -prospetiva (re)confirmadora ou (re)configuradora de ideias, convicções, saberes e práticas, ou seja, identitária. De igual modo, a investigação releva a importância da construção de portfolios, por parte dos alunos, para o desenvolvimento da qualidade do seu pensamento, sublinhando-se o seu carácter inovador nesta área. Evidencia-se, ainda, a diversidade de estratégias que respeitem os interesses, necessidades e expectativas dos alunos e o seu contexto de vida, tal como o recurso a materiais diversificados que, atentos ao conteúdo da mensagem, possibilitem a autonomia do pensamento, o exercício efetivo da reflexão crítica e do questionamento, na sua articulação com as grandes questões que sempre despertaram a curiosidade humana e cuja atualidade permanece. Materiais e recursos que estabeleçam o diálogo entre razão e imaginação, entre saber e sensibilidade, que estimulem o envolvimento dos alunos na resolução de problemas e na procura conjunta de soluções e na construção de projetos individuais na malha dos projetos comuns. Reafirma-se, pois, a importância da humanização do saber, a educação pensada como vivência solidária de direitos e deveres. Uma perspetiva educacional humanista que assenta nas trajetórias de vida, na recuperação de experiências pessoais e singulares, que procura compreender a identidade como um processo em (re)elaboração permanente. O presente estudo integra-se na rede de cooperação científica Novos saberes básicos dos alunos no século XXI, novos desafios à formação de professores sendo que, e na linha das investigações produzidas neste âmbito, destaca que o alargamento das funções do professor do 1.º Ciclo do Ensino Básico, que colocando a tónica da ação pedagógica no como se aprende e para quê e na possibilidade de aprender e incorporar o imprevisível, incide no desenvolvimento de um conjunto de capacidades que vão para além das tradicionalmente associadas ao ensinar a ler, escrever e contar. Releva-se, pois, a pertinência da criação de ambientes educativos nos quais professores e alunos entreteçam, conjunta e coerentemente, conhecer, compreender, fazer, sentir, dizer, ver, ouvir e (con)viver em prol de uma reflexão que nos encaminhe no sentido de ser(mos) consciência.
The present study is part of the scientific area of Teacher’s Training, focusing particularly on the rationale of the development process of the reflexive abilities viewed as a promotion factor of their own professional and personal development, the development of their students thinking skills, the reevaluation of curricular teaching and learning processes and innovation of educational contexts. In a context of complexity, uncertainty and change, it is important to rethink teachers’ and students’ training strategies so they can become enhancing factors in the development of reflexive competence. Strategies that summon both teacher and student to a kind of questioning with greater reflexive demand, and viewed as enhancers of the critical, creative and “caring for the other” thought, in an educational perspective focused on caring, that values the human dimension, the responsible, ethical and solidary action, on all levels of life. In this study we propose to recover some of the training strategies already set in the Philosophy for Children movement, that were constituted as a training-in-context program, in which we tried to deepen and understand the multiple dimensions and ways the different participants of the educational relationship interact in curricular practices reconfigured by the assumptions that support this study. From the methodological point of view, the research works within a qualitative and interpretative paradigm, in an hermeneutical and ecological matrix, setting an approach of a complex nature, configuring a case study, that requires the active participation of the subject in the creation of their own knowledge, and the unpredictable and recursive nature of the conditions and subsystems where this occurs. To build an integrated vision on the subject we are studying, we developed mixed-methods, namely document analysis, semistructured interview, participant observation and inquiry by survey. The study, which was carried out in Central Portugal, involving 5 elementary education teachers, 100 elementary students and their parents, took place in two steps. The first step dealt with the theoretical and practical training of teachers, and in the second step practical sessions of Philosophy for Children activities with students took place. The reflexive portfolios built by the participants and by the main researcher became another information source from the empirical study. The study results are presented at four levels: basic knowledge, teachers’ competence profile, teachers’ training and strategies and resources which could be considered as leading to a higher quality thinking. As for the first level, this study enhances the structurant and epistemic characteristic of learning to think (well), highlighting the fact that this takes place in wider and deeper contents of the reflexion itself, based on a wide notion of socially commited planetary citizenship, showing a wider reference frame of basic knowledge, considered indispensable for the citizens’ education. The second level highlights the demand of a professional competence that allows teachers to develop quality thinking in their students and, simultaneously, improve their own reflecting competence. Accordingly, the study points out the continuity of the answers that have been set out by many national and international authors that, when approaching the issues of training, of professional knowledge and of teachers’ identities development, have underlined the importance of the critical-reflexive models of training and an ecological, integrative, non standard and humanized supervision in the development of contemporary societies. As data suggests, it is acknowledged that the integral training of citizens requires the inclusion and connection of different areas of knowledge that may, in a coordinated and complementing way, contribute to develop sensibility, critical and creative thinking, a culture of responsibility, and a more ethical, active and interventive attitude. Hence, the study’s results stress the importance of a training plan that promotes an effective articulation between theory and practice, the critical-reflexive dialogue between scientifical knowledge and experience, which focuses the professional on its praxis and underlines its connection with the situated knowledge in an experiential and didactic-pedagogical context. They highlight the relevance of training dynamics, like the «community of inquiry/learning», taken as training networks that, aiming at common projects and objectives, encourage the development of individual learning itineraries, mobilizing personal and group research processes. The study also points out the valuation of practices that promote reflection, questioning and cognitive flexibility as structural lines of thinking and of professional action, and as support for professional and personal development, confirming the importance of the transforming processes resulting from experience, from action and from the reflection about it. As far as strategies and resources are concerned, the data allow us to confirm the richness and potential of using reflexive portfolios in the development of the linguistic, communicational, reflexive and meta reflexive abilities, and the understanding that the process of building a professional identity occurs and is formed into a reflexive-prospective dynamic (re)confirming or (re)configuring ideas, beliefs, knowledge and practices, ie identity. The research also shows the importance of portfolio creation by students, so that they can develop thought quality, marking their innovative personal character in this matter. Finally, the study highlights the importance, on the development of a higher quality thinking process, of the diversity of strategies that take into account the students’ interests and motivations, their needs and expectations and their life context, such as the use of diversified educational materials which, by observing the message’s content, allow autonomy of thought, effective exercise of critical reflection and of questioning, in its articulation with the great questions that have always aroused human curiosity and that remain current nowadays. Materials and educational resources that can establish the dialogue between reason and imagination, between knowledge and sensibility, that can stimulate the students’ involvement in the problems’ resolution and in the collective search for solutions and the building of individual and joint projects. Therefore, it reaffirms the humanization of knowledge, and the education viewed as supportive of rights and duties. A humanist educational perspective that is based on life trajectories, and the recovery of unique personal experiences, which seek to understand identity as a process in permanent (re)development. In this sense, this study is part of the scientific cooperation network, Novos saberes básicos dos alunos no século XXI, novos desafios à formação de professores, and, in line with the research produced in this area, it highlights that broadening the functions of a Primary School teacher and reinforcing the pedagogic action on ‘how do you learn and what for’ and the possibility of ‘learning to incorporate the unpredictable’, will allow to develop an array of abilities which go beyond the ones traditionally associated to the old ‘teach how to write, read and arithmetic’s’. We then highlight the pertinence of creating an educational environment where teachers and students may work consistently together on a process of acknowledging, understanding, doing, feeling, saying, seeing, listening and living, so they can reflect on how to get in the right path to be conscious.
La présente étude s’inscrit dans le domaine scientifique de la formation des enseignants. Elle porte particulièrement sur la compréhension du processus de développement des compétences réflexives. Celles-ci sont perçues comme un facteur de développement dans un cadre professionnel et personnel. Elles contribuent à une plus grande réflexion de la part des élèves, à la revalorisation des méthodes d´enseignement et d´apprentissage et à l´innovation des contextes éducatifs. Dans un contexte de complexité, d´incertitude et de changement, il est important de repenser les stratégies de formation des enseignants et des élèves, afin que celles-ci soient des facteurs qui favorisent le développement de la capacité réflexive. Ces stratégies conduisent aussi bien l´élève que le professeur à un questionnement vers une plus grande réflexion et favorisent l’esprit critique et créatif, ainsi que l’attention envers l´autre. Cette perspective éducative, centrée sur l’attention, valorise la dimension humaine, la responsabilité, l’éthique et la solidarité en toutes circonstances de la vie. Dans cette étude, nous prenons en compte un certain nombre de stratégies de formation, appartenant au mouvement de la Philosophie pour les Enfants. Ces stratégies forment un programme de formation en contexte, dans lequel nous avons cherché à approfondir et comprendre les diverses dimensions et les multiples modes d’interaction des différents participants de la relation éducative. Ces données seront reconfigurées à partir des pré-requis soutenants cette étude. D’un point de vue méthodologique, la recherche s’inscrit dans un paradigme de nature qualitative et interprétative, herméneutique et écologique, configurant un abord de type complexe et avec les caractéristiques d’une étude de cas. La participation active du sujet dans la construction d´une connaissance qui lui est propre y est absolument prise en compte, tout comme le caractère imprévisible et récursif des conditions et des sous systèmes dans lequel il se déroule. Dans le but de construire une vision intégrée de l'objet d'étude, des procédures spécifiques (méthodes mixtes) ont été développées, en particulier l'analyse de documents, des entretiens semi-structurés, une observation participante et une enquête menée par le biais de questionnaires. L'étude qui s´est déroulée dans la région centre du pays a porté sur cinq enseignants de l’école primaire, cent élèves d´un même niveau scolaire et leurs parents ou tuteurs (ceux-ci ont été interrogés via un questionnaire) qui a été élaborée en deux phases. La première phase était destinée à la formation théorique-pratique des enseignants; pour ce qui concerne la seconde, des sessions pratiques de la philosophie pour les enfants ont eu lieu avec les élèves. Les portfolios réflexifs, élaborés par les participants et la chercheuse principale, se sont avérés être une autre source d'informations qui est apparue lors de l'étude empirique. Les résultats de l´étude se situent à quatre niveaux: ce qui a trait au savoir de base, au profil de compétences des enseignants, à leur formation, aux stratégies utilisées et aux moyens employés afin de promouvoir une pensée de meilleure qualité. En ce qui concerne le premier niveau cette étude souligne le caractère structurant et épistémologique d´apprendre à penser (bien), tout en mettant en relief l´amplitude et la profondeur de la réflexion à cette occasion. A ce processus est sous-jacente une vision solide et socialement impliquée de la citoyenneté planétaire mettant ainsi en valeur une structure bien référencée des savoirs de base considérés indispensables à l´éducation des citoyens. Pour ce qui concerne le second niveau, nous insistons sur l´exigence du profil d´enseignants professionnels, très bien formés afin qu´ils soient capables de développer chez leurs élèves un raisonnement de qualité et, en même temps, d'améliorer leur propre capacité réflexive. C´est dans ce sens que cette étude se situe dans la continuité des réponses apportées jusqu´à présent par les auteurs nationaux et internationaux qui se sont intéressés à cette problématique de la formation, de la connaissance dans le domaine professionnel et du développement identitaire des professeurs, et qui soulignent, eux aussi, l´importance des modèles critiques-réflexifs tout en tenant compte d´une supervision à caractère humaniste, non-standard, écologique et globale dans la construction des sociétés contemporaines. Comme les données le suggèrent, on peut supposer que la formation intégrale des citoyens passe par l'intégration et l'interconnexion de différents domaines de connaissances qui peuvent contribuer au développement de la sensibilité, de l’esprit critique et créatif, d’une conscience faite de responsabilité et d’une attitude éthique plus active et interventionniste. Dans ce sens, nous réaffirmons l´importance d´un trajet formatif capable de faire le lien entre la théorie et la pratique. Nous insistons sur l´existence d´un dialogue critique-réflexif entre savoir scientifique et expérience, et qui se concentre sur sa praxis en faisant la connexion entre le savoir dans un contexte vécu et l´abordage didactique-pédagogique. Nous mettons en avant la pertinence de dynamiques formatives qui à l´instar des « communautés de recherche/apprentissage » avec leur réseaux de formation et la construction de projets communs, promeuvent la mise en place de projets d´apprentissage individuels et en groupe. L'étude a également permis de mettre en évidence la valorisation de pratiques promouvant la réflexion, le questionnement, la flexibilité cognitive comme axes structurants de la pensée et de l'action professionnelle, comme support du développement professionnel et personnel, corroborant ainsi la croyance dans les processus de transformation découlant de l'expérience des actions et de réflexion à ce sujet. Les données recueillies permettent également de corroborer la richesse et le potentiel de l'utilisation de portfolios réflexifs dans le développement des compétences linguistiques, communicatives, réflexives et méta-réflexives, ainsi que dans la compréhension du processus de construction d’une identité professionnelle qui se développe dans une dynamique réflexive-prospective, (re)confirmant ou (re)configurant les idées, convictions, savoirs et pratiques, c’est à dire une identité. La recherche révèle elle aussi, l’importance de l’élaboration de portfolios par les élèves, afin de développer la qualité de leur pensée, tout en soulignant son caractère innovateur dans ce domaine. Finalement, l’étude met en évidence l’importance, pour le développement d’un processus de qualité plus élevée, de la diversité de stratégies qui respectent les intérêts et les motivations des élèves, leurs nécessités et leurs attentes. Le recours à divers matériaux, qui, attentifs au contenu du message, rendent possible l’autonomie de la pensée, l’exercice effectif de la réflexion critique et du questionnement, dans son articulation avec les grandes questions qui ont toujours éveillé la curiosité humaine et qui sont toujours d’actualité est un avantage considérable dans ce processus. Il faut donc avoir recours à un matériel didactique qui permet d´instaurer un dialogue entre la raison et l’imagination, entre le savoir et la sensibilité, qui stimulent le développement des élèves dans la résolution des problèmes et dans la recherche conjointe de solutions ainsi que dans la construction de tissage des projets individuels et communs. Nous réaffirmons de nouveau l´importance d´une humanisation du savoir, d´une éducation pensée comme une expérience solidaire de droits et de devoirs. Nous défendons une vision de l´éducation à caractère humaniste capable de s´imbriquer dans les trajectoires de la vie, dans la récupération d’expériences personnelles et singulières, qui cherche à comprendre l’identité comme un processus en (ré)élaboration permanente. La présente étude s’intègre dans le réseau de coopération scientifique Nouveaux savoirs élémentaires des élèves du XXIème siècle, nouveaux défis à la formation de professeurs, étant donné que, selon les données actuelles sur ce domaine, il est à souligner l´élargissement des fonctions de l’enseignant du 1er cycle de l’école primaire. L´accroissement des dites fonctions va avoir une incidence directe sur le développement d’un ensemble de compétences, qui vont au-delà des capacités traditionnellement associées à l’enseignement du savoir lire, écrire et compter, puisque l’accent est mis sur le comment et le pourquoi de l’apprentissage et sur la possibilité d’apprendre et d’intégrer l’imprévisible. Cette étude met donc en évidence la pertinence de la création de cadres de vie éducatifs dans lesquels les enseignants et les élèves développent ensemble, de manière conjointe et cohérente, la connaissance, la compréhension, le savoir- -faire, sentir, dire, voir, entendre et vivre, en faveur d’une réflexion qui nous met sur le chemin d´acquisition d ´une véritable conscience.
Description: Doutoramento em Didáctica e Formação
URI: http://hdl.handle.net/10773/11515
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