Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10773/11486
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorMartins, Maria Isabel Tavares Pinheiropt
dc.contributor.authorMendes, Alcina Maria Parrachopt
dc.date.accessioned2013-12-02T15:06:23Z-
dc.date.available2013-12-02T15:06:23Z-
dc.date.issued2013-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10773/11486-
dc.descriptionDoutoramento em Didáctica e Formação - Supervisãopt
dc.description.abstractAs ciências são um elemento central da cultura contemporânea pelo que a educação científica tem de ser vista como um direito essencial dos cidadãos. A qualidade do ensino das ciências na escola torna-se, portanto, um especial foco de interesse, científico, político e social, ao nível local, nacional, e global. A investigação em educação em ciências tem produzido conhecimentos que permitem compreender os problemas e fundamentar decisões conducentes a um ensino de ciências ajustado aos desafios atuais. Por outro lado, várias organizações internacionais (UE, OCDE e UNESCO) também têm produzido documentos que visam regular as políticas globais de ensino de ciências, assumindo que a educação científica dos cidadãos é uma condição para a prosperidade económica e social de qualquer estado. Assim, atualmente, existe um acervo documental extenso e diverso relativo ao ensino de ciências, pelo que se impõe um exercício de análise e síntese que identifique quais as orientações-chave que devem ser consideradas. O ensino de nível secundário (ISCE2 e ISCE3), sendo uma etapa em que os jovens fazem escolhas pessoais e vocacionais importantes, merece particular atenção, pois diversos estudos revelam que regista níveis preocupantes de abandono e de desinteresse pelas áreas científicas e tecnológicas. Sendo as práticas dos professores um dos principais fatores de inovação e mudança importa sistematizar os conhecimentos científicos que explicam a sua complexidade e podem orientar a promoção da sua qualidade. O estudo que se apresenta situa-se na confluência de todos estes interesses e visou duas finalidades: delimitar um conceito unificador que permita estudar e desenvolver a qualidade das práticas dos professores de ciências de nível secundário; desenvolver um instrumento de inquérito que operacionalize esse conceito, numa perspetiva de investigação, formação e supervisão de práticas de ensino de ciências. O plano da investigação decorreu em duas fases. Na fase I foi delimitado o conceito perfil de ensino do professor de ciências (PEPC); este estrutura-se em três dimensões – didática, epistemológica e psicológica – cujos referenciais teórico-empíricos decorreram de revisão sistemática de literatura e de abordagem empírica de natureza exploratória e qualitativa, baseada em entrevistas a professores de ciências. Na fase II foi construído e validado o questionário do perfil de ensino do professor de ciências (QPEPC); este contém itens empiricamente situados, construídos a partir do discurso dos professores entrevistados na fase I e seguidamente validados. A validação de QPEPC envolveu dois processos de inquérito por questionário e uma metodologia mista de investigação (análise de conteúdo e análise estatística de dados): a primeira validação contou com um painel internacional de 12 especialistas em didática de ciências; a segunda validação envolveu 184 professores de ciências portugueses. Concluindo-se que QPEPC avalia duas dimensões de PEPC, construíram-se índices e modelos gráficos para facilitar a interpretação dos dados recolhidos. Analisaram-se limitações e potencialidades heurísticas de PEPC e QPEPC, enquanto produtos da investigação, perspetivando o seu uso em contextos diversos, nomeadamente futuras investigações e cenários de formação, reflexão e supervisão de professores de ciências.pt
dc.description.abstractScience is a central element of contemporaneous culture and consequently scientific education must be considered a basic right of all citizens. The quality of science teaching in school becomes, therefore, a scientific, political and social focal point, either at a local, national or global level. Research in science education has been producing knowledge that grants the understanding of problems and supports decisions that lead to a science education adjusted to current challenges. Moreover, several international organizations (EU, OECD and UNESCO) have also been producing documents that aim to regulate global politics of science teaching, assuming that the scientific education of citizens is a prerequisite for the economical and social prosperity of any state. Consequently, there is, currently available, an extensive and diverse collection of documents related to science teaching, that compels to an exercise of analysis and synthesis that identifies which key guidelines should be considered. Secondary education (ISCE2 and ISCE3), a phase stro􀅶gl􀇇 􀄐hara􀄐terized 􀄏􀇇 stude􀅶t’s personal and vocational choices, deserves particular attention since several studies reveal it is associated with concerning levels of neglect and disregard of scientific and technological areas. Being teachers' practice one of the major factors of innovation and change, it matters to s􀇇ste􀅵atize the s􀄐ie􀅶tifi􀄐 k􀅶owledge that e􀇆plai􀅶s tea􀄐hers’ pra􀄐ti􀄐e 􀄐o􀅵ple􀇆it􀇇 and may guide the promotion of its quality. The present study lies at the confluence of all these interests and aims to achieve two purposes: defining a unifying concept that allows to study and develop the quality of secondary science teachers' practice; developing a survey instrument to operationalize this concept, in a perspective of research, training and supervision of science teaching practices. The study plan was conducted in two phases. In phase I it was defined the concept science teaching profile (PEPC); this profile is structured in three dimensions - didactics, epistemology and psychology - whose theory-empiric references resulted from (a) systematic literature review and from an exploratory and quality empiric approach, based on interviews with science teachers. In phase II it was constructed and validated the science teaching profile questionnaire (QPEPC); this questionnaire contains empirically located items, constructed from the speech of interviewed teachers in phase I and subsequently validated. QPEPC validation included two different processes of inquiry through questionnaires and a mixed research methodology (content analysis and statistical analysis): the first validation featured an international panel of 12 experts; the second validation involved 184 Portuguese science teachers. Having concluded that QPEPC assesses two PEPC dimensions, indices and graphical models were constructed to facilitate the interpretation of the collected data. Limitations and heuristic potential of PEPC and QPEPC were analyzed as research products, foreseeing its use in different contexts, namely in future research and training scenarios, reflection or supervision of science teachers.pt
dc.description.abstractLas ciencias son un elemento central de la cultura contemporánea por lo que la educación científica tiene que ser vista como un derecho fundamental de los ciudadanos. La calidad de la enseñanza de las ciencias en la escuela adquiere, de este modo, un enfoque particular de interés científico, político y social, en los planos local, nacional y global. La investigación en enseñanza de las ciencias viene produciendo conocimientos que permiten entender los problemas y fundamentar las decisiones conducentes a una enseñanza de las ciencias ajustada a los retos actuales. Por otra parte, varias organizaciones internacionales (UE, OCDE y UNESCO) también han producido documentos que tienen por objeto regular las políticas globales de la enseñanza de las ciencias, en el supuesto de que la educación científica de los ciudadanos es una condición previa para la prosperidad económica y social de cualquier estado. Así, en la actualidad existe un amplio y variado acervo de documentos relacionados con la enseñanza de las ciencias, por lo que requiere un ejercicio de análisis y síntesis que identifique las directrices-clave fundamentales que deben ser consideradas. El nivel de educación secundaria (ISCE2 y ISCE3), siendo una etapa en la que los jóvenes toman decisiones personales y profesionales importantes, merece una atención especial, ya que varios estudios muestran que registra niveles preocupantes de abandono y falta de interés en las áreas científicas y tecnológicas. Siendo la práctica docente uno de los principales factores de innovación y cambio, hay que sistematizar los conocimientos científicos que explican su complejidad y pueden guiar a la promoción de su calidad. El estudio presentado a continuación se encuentra en la confluencia de todos estos intereses y apuntó a dos propósitos: delimitar un concepto unificador que permita estudiar y desarrollar la calidad de las prácticas de los profesores de ciencias en la educación secundaria, desarrollar un instrumento de encuesta que ponga en práctica este concepto, en una perspectiva de investigación, formación y supervisión de las prácticas de la enseñanza de las ciencias. El plan de la investigación se ha llevado a cabo en dos fases. En la fase I se delimitó el concepto perfil de la enseñanza del profesor de ciencias (PEPC); este se estructura en tres dimensiones - didáctica, epistemológica y psicológica – cuyos referentes teóricos y empíricos derivaron de una revisión sistemática de la literatura y de un enfoque empírico exploratorio y cualitativo, basado en entrevistas con los profesores de ciencias. En la fase II se construyó y validó el cuestionario del perfil de enseñanza del profesor de ciencias (QPEPC); esta contiene ítems empíricamente situados, construidos a partir del discurso de los profesores entrevistados en fase I y posteriormente validados. El proceso de validación de QPEPC implicó dos procesos de encuesta por cuestionario y una metodología mixta de investigación (análisis de contenido y análisis estadística de los datos): la primera validación contó con un panel internacional de 12 expertos en enseñanza de las ciencias, la segunda validación implicó a 184 profesores portugueses de ciencias. Concluyendo que QPEPC evalúa dos dimensiones de PEPC, se construyeron índices y modelos gráficos para facilitar la interpretación de los datos recogidos. Se analizaron limitaciones y potencialidades heurísticas de PEPC y QPEPC, como productos de investigación, en perspectiva de su uso en diferentes contextos, a saber, investigaciones futuras y escenarios de formación, reflexión y supervisión de los profesores de ciencias.pt
dc.language.isoporpt
dc.publisherUniversidade de Aveiropt
dc.rightsopenAccesspor
dc.subjectEnsino das ciênciaspt
dc.subjectEnsino secundáriopt
dc.subjectFormação de professorespt
dc.subjectPerfil dos professorespt
dc.subjectProfessores de ciênciaspt
dc.subjectDidáctica das ciênciaspt
dc.subjectSupervisão de professorespt
dc.titlePerfil de ensino do professor de ciências: concetualização e validaçãopt
dc.typedoctoralThesispt
thesis.degree.leveldoutoramentopt
thesis.degree.grantorUniversidade de Aveiropt
dc.identifier.tid101318189-
Appears in Collections:UA - Teses de doutoramento
DEP - Teses de doutoramento

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
tese.pdf10.54 MBAdobe PDFView/Open


FacebookTwitterLinkedIn
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.