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Título: Avaliação do transporte sedimentar coesivo e misto
Autor: Cunha, Ricardo Jorge Romano Teixeira
Orientador: Coelho, Carlos Daniel Borges
Palavras-chave: Engenharia civil
Sedimentos estuarinos
Transporte de sedimentos - Avaliação
Hidrodinâmica - Estuários
Erosão costeira
Data de Defesa: 2013
Editora: Universidade de Aveiro
Resumo: A dissertação apresentada pretende contribuir para o conhecimento do transporte dos sedimentos coesivos e mistos. A análise dos processos que envolvem o transporte sedimentar deste tipo de sedimentos é complexa e de difícil avaliação, pois estão associados inúmeros fatores que condicionam o seu comportamento. Um conhecimento mais aprofundado do seu transporte sedimentar, leva a que as questões inerentes aos estuários sejam antecipadas e possam assim ser tomadas as devidas precauções. A avaliação do comportamento dos sedimentos coesivos assentou em ensaios laboratoriais efetuados no canal de hidráulica do Departamento de Engenharia Civil da Universidade de Aveiro. Nestes ensaios fez-se variar o tipo de sedimentos (amostras naturais e tratadas laboratorialmente), as condições hidrodinâmicas e a duração do período de análise. Para cada ensaio foram avaliados os volumes erodidos da secção teste, tendo-se verificado que as amostras tratadas apresentam maiores volumes de erosão comparativamente às naturais. Quanto à duração do ensaio verificou-se que para ambos os tipos de amostras, o aumento do tempo do ensaio conduz a maiores volumes de erosão, sendo esse aumento superior no caso das amostras naturais. Para avaliar o impacto da composição granulométrica, foi adicionada areia às amostras recolhidas, tendo-se verificado que a presença de uma maior percentagem de areia conduz a maiores volumes de erosão.
The presented thesis intends to contribute to a better knowledge regarding cohesive and mixed sediment transport. The behavior of this type of sediment is complex and difficult to assess, given the fact that there are a several factors conditioning their behavior. A better knowledge of their transport allows anticipating inherent questions to estuaries and taking precautionary measures. The cohesive sediment behavior evaluation was based on laboratory tests performed in a hydraulic flume at the Civil Engineering Department of the University of Aveiro. These tests were conducted modifying the type of sediment (natural and laboratory treated samples), hydrodynamic conditions and the test duration. The eroded volume of the test section for each test was determined, and has been verified that treated samples present a higher erosion volume when compared to natural samples. Concerning the duration of the test, it has been verified that, for both samples, the period increase leads to higher eroded volumes, particularly in the case of natural samples. Regarding the evaluation of the impact of granulometric composition, by the addition of sand to the natural samples, it was verified that the increase of the sand percentage leads to an increase in erosion volume.
Descrição: Mestrado em Engenharia Civil
URI: http://hdl.handle.net/10773/11453
Aparece nas coleções: UA - Dissertações de mestrado
DECivil - Dissertações de mestrado

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