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http://hdl.handle.net/10773/11446
Title: | Cultura e turismo criativo na experiência integral do turismo rural |
Author: | Carvalho, Mariana Sousa e Silva Cabral de |
Advisor: | Kastenholz, Elisabeth |
Keywords: | Gestão do turismo Turismo cultural Turismo rural: Janeiro de Cima (Portugal) |
Defense Date: | 2013 |
Publisher: | Universidade de Aveiro |
Abstract: | A presente investigação visa, a partir de uma perspetiva cultural, compreender
os benefícios do turismo criativo no contexto da experiência turística integral,
como forma de aprofundar e aprimorar a qualidade dessa experiência, numa
aldeia do Interior de Portugal, Janeiro de Cima (concelho do Fundão). Este
estudo, realizado no âmbito do Projeto de Investigação Científica intitulado “A
experiência global em turismo rural e o desenvolvimento sustentável de
comunidades locais” (Projeto ORTE), financiado pela Fundação para a Ciência
e Tecnologia e cofinanciado pelo COMPETE, QREN e FEDER, proporcionou
uma reflexão teórica acerca das áreas rurais atuais, importantes espaços de
consumo onde a atividade turística deve ser desenvolvida e percecionada, não
só como atividade revitalizadora e dinamizadora destas áreas, mas também
como promotora da preservação dos elementos naturais e culturais dos
destinos, cruciais para a atratividade turística dos mesmos. No contexto do
mercado atual, em que a diferenciação dos destinos é um fator-chave para o
aumento da sua competitividade, considerou-se pertinente realçar a sua
componente cultural enquanto responsável pela definição da identidade e
valores locais que conduzem à sua distinção no mercado. Atualmente, é
necessário apostar na construção de atividades e experiências nos destinos
que permitam o envolvimento do visitante com a comunidade local. No âmbito
cultural, é importante realçar a componente criativa da oferta turística dos
destinos, como revitalizadora da cultura local.
Em termos metodológicos, sob uma abordagem qualitativa, foram recolhidos
dados primários através da aplicação de entrevistas semiestruturadas na
aldeia em estudo, de dezembro de 2010 a junho de 2012, a partir das quais foi
realizada, posteriormente, uma análise de conteúdo. Os dados secundários
foram, igualmente, úteis como complemento da investigação.
A análise proveniente da aplicação de entrevistas aos diferentes stakeholders
do destino confirma a importância da componente cultural como motivação de
visita a destinos rurais e comprova o interesse crescente por parte do turista
atual em conhecer estes destinos através do contacto próximo estabelecido
com a população e através do conhecimento aprofundado das marcas de
ruralidade que estes espaços denunciam.
Tendo por base as potencialidades reconhecidas em Janeiro de Cima, são
identificadas linhas de ação ao nível das experiências criativas, que surgem
num contexto em que a premência reside na valorização dos recursos culturais
locais através do envolvimento ativo dos visitantes no processo de construção
dessas experiências, nas quais assumem um papel de cocriação. This research project aims at clarifying the benefits of creative tourism in the context of the integral tourism experience, from a cultural perspective, in order to deepen and improve the quality of that experience, in a village of Inland Portugal, Janeiro de Cima (County of Fundão). This study, which was conducted within the scope of the Scientific Research Project entitled “The Overall Rural Tourism Experience (ORTE) and sustainable local community development”, financed by the Foundation for Science and Technology and cofinanced by COMPETE, QREN and FEDER, has promoted a theoretical reflection on rural areas. These are considered to be significant consumption spaces where tourism activity ought to be developed and perceived, not only as a revitalising and dynamic activity, but also as a driving force behind the preservation of such crucial resources as the destinations’ natural and cultural elements are. Bearing in mind that according to the current market trends the distinctiveness of tourism destinations is a key-factor towards increasing their competitiveness, drawing special attention to their cultural components was considered relevant as culture is responsible for determining local identity and values, which are distinctive elements regarding the positioning of destinations in the market. Currently it is crucial to implement activities and experiences that promote the interaction between visitors and local community. Within the scope of culture, it is important to highlight the creative component of a destination’s tourism offer, as it revitalizes local culture. As regards methodology, and under a qualitative approach, primary data were collected in Janeiro de Cima through semi-structured interviews, from December 2010 to June 2012, and subsequently they were used in content analysis. Secondary data were also useful as a compliment of the research. The analysis of the interviews applied to the different destination stakeholders corroborates the importance of culture as a motivating factor for visiting rural destinations and reaffirms the growing interest of modern tourists in getting to know destinations through being in close contact with the local community and having deeper understanding of rural life values. Keeping in mind the recognized potential of Janeiro de Cima, creative experiences are perceived in a context where the emphasis is on valuing local cultural resources though active involvement of visitors in the process of creating experiences, where these assume the role of co-creators. |
Description: | Mestrado em Gestão e Planeamento em Turismo |
URI: | http://hdl.handle.net/10773/11446 |
Appears in Collections: | UA - Dissertações de mestrado DEGEIT - Dissertações de mestrado |
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