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dc.contributor.advisorAndrade, Isabelpt
dc.contributor.authorLourenço, Mónica Sofia Marquespt
dc.date.accessioned2013-11-25T12:31:50Z-
dc.date.available2013-11-25T12:31:50Z-
dc.date.issued2013-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10773/11428-
dc.descriptionDoutoramento em Didáctica e Formaçãopt
dc.description.abstractO presente trabalho analisa o papel de uma abordagem plural de sensibilização à diversidade linguística na promoção da consciência fonológica de crianças em idade pré-escolar. Para o efeito, acompanha o percurso de desenvolvimento da consciência fonológica de um grupo de vinte e uma crianças, com idades compreendidas entre os 3 e os 6 anos, que participaram num projeto de sensibilização à diversidade linguística, intitulado «Uma viagem pelo mundo das línguas e dos sons». Abraçando um paradigma misto de investigação, o estudo recorreu a procedimentos quantitativos e qualitativos de recolha e análise de dados: com o objetivo de avaliar o desenvolvimento fonológico das crianças, recolheram-se e analisaram-se estatisticamente dados provenientes de testes de consciência fonológica, que foram aplicados a um grupo experimental e a um grupo de controlo, antes e após a realização do projeto de intervenção; de forma a compreender como se processou o desenvolvimento da consciência fonológica das crianças, foram feitos registos áudio e vídeo das sete sessões do projeto que foram, posteriormente, transcritos e submetidos a uma análise de conteúdo. Os resultados da análise revelam que, ao contrário das crianças do grupo de controlo, as crianças que participaram no projeto de intervenção desenvolveram a sua consciência fonológica de forma significativa, sobretudo no que se refere às capacidades de manipulação e segmentação fonémicas. Esse desenvolvimento foi mais visível em crianças mais velhas (5-6 anos) do que em crianças mais novas (3-4 anos) e parece ter sido promovido pelas atividades de sensibilização à diversidade linguística em que as crianças participaram. Em particular, as atividades de análise e de comparação inter e intralinguística despertaram a curiosidade das crianças em relação ao objeto-língua e estimularam uma vontade para brincar com os sons e com as letras, o que possibilitou o desenvolvimento de uma consciência mais explícita das unidades do oral e a descoberta do princípio alfabético. Estes resultados atestam a importância da integração curricular de abordagens plurais na educação da infância, no âmbito de uma educação global e integrada, capaz de atender às diversidades das crianças, promover atitudes positivas face à alteridade e assegurar o desenvolvimento de competências metalinguísticas, indispensáveis para uma aprendizagem ao longo da vida e para uma participação ativa em sociedades multilingues e multiculturais.pt
dc.description.abstractThis study analyses the role of an awakening to languages project on the promotion of phonological awareness in preschool children. With this goal in mind, it follows the phonological development of a group of twenty-one children, aged 3 to 6, who participated in a project, entitled "A journey through the world of languages and sounds". Embracing a mixed methods research paradigm, the study used quantitative and qualitative methods of data collection and analysis: in order to evaluate the children's phonological development, data from phonological awareness tests, applied to an experimental and a control group before and after the intervention project, were collected and statistically analysed; in order to understand how the children developed their phonological awareness, the seven sessions of the intervention project were audio- and video-recorded, transcribed and subjected to content analysis. The results of the analysis reveal that, contrary to what occurred with the control group, the children in the experimental group developed their phonological awareness significantly, mainly in what concerns phonemic manipulation and segmentation skills. Phonological development was more visible in older (5 to 6 year olds) than younger children (3 to 4 year olds), and seemed to be causally connected to the awakening to languages activities the children participated in. In particular, activities related to language analysis and comparison increased children's curiosity towards language as an object, and stimulated their willingness to play with sounds and languages, which in turn enabled the development of a more explicit awareness of oral language units and the discovery of the alphabetic principle. These findings suggest the importance of integrating plural approaches in the early years curriculum, and highlights how these approaches can support a global and integrated education, which caters for diversity, promotes positive attitudes towards otherness, and ensures the development of metalinguistic skills, essential for a lifelong learning of languages and an active participation in multilingual and multicultural societies.pt
dc.description.abstractCette étude analyse l'impact de l'éveil aux langues sur la promotion de la conscience phonologique des enfants du préscolaire. Dans ce cadre, l'étude accompagne le parcours de développement phonologique de vingt-et-un enfants, âgés de 3 à 6 ans, qui ont participé à un projet d'éveil aux langues, intitulé « Un voyage à travers le monde des langues et des sons ». S'appuyant sur un modèle mixte de recherche, l'étude utilise des procédures quantitatives et qualitatives dans la collecte et l'analyse des données : pour évaluer le développement phonologique des enfants, les données des tests de conscience phonologique appliqués à un groupe expérimental et un groupe témoin avant et après le projet d'intervention, ont été recueillies et analysées statistiquement ; afin de comprendre le processus de développement phonologique des enfants, les sept séances du projet ont été audio et vidéo enregistrées, transcrites et soumises à une analyse de contenu. Les résultats de l'analyse montrent que, contrairement à ce qui s'est passé avec le groupe témoin, les enfants du groupe expérimental ont développé leur conscience phonologique de manière significative, surtout en ce qui concerne la manipulation et la segmentation des phonèmes. Cette évolution a été plus nette chez les enfants plus âgés (5 à 6 ans) que chez les jeunes enfants (3 à 4 ans), et semble avoir été favorisée par les activités d'éveil aux langues dans lesquelles les enfants ont participé. En particulier, les activités liées à l'analyse et à la comparaison linguistique ont augmenté la curiosité des enfants par rapport à l'objet-langue et ont stimulé leur volonté de jouer avec les sons et les langues. Cette volonté a permis aux enfants le développement d'une conscience plus explicite des unités de la langue orale et la découverte du principe alphabétique. Ces résultats témoignent de l'importance de l'intégration des approches plurielles dans le préscolaire, dans le cadre d'une éducation globale et intégrée, capable de répondre à la diversité des enfants, de promouvoir des attitudes positives face à l'altérité et d'assurer le développement de compétences métalinguistiques, qui sont essentielles à l'apprentissage tout au long de la vie et à une participation active dans les sociétés multilingues et multiculturelles.pt
dc.language.isoporpt
dc.publisherUniversidade de Aveiropt
dc.rightsopenAccesspor
dc.subjectEducação pré-escolarpt
dc.subjectDiversidade linguísticapt
dc.subjectFonologiapt
dc.subjectDesenvolvimento das criançaspt
dc.titleEducação para a diversidade e desenvolvimento fonológico na infânciapt
dc.typedoctoralThesispt
thesis.degree.leveldoutoramentopt
thesis.degree.grantorUniversidade de Aveiropt
dc.identifier.tid101317760-
Appears in Collections:UA - Dissertações de mestrado
DEP - Teses de doutoramento

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