Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/10773/11414
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Bessa, José Pedro Barbosa Gonçalves de | pt |
dc.contributor.author | Rocha, Inês Morais da | pt |
dc.date.accessioned | 2013-11-21T16:56:26Z | - |
dc.date.available | 2013-11-21T16:56:26Z | - |
dc.date.issued | 2013 | - |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10773/11414 | - |
dc.description | Mestrado em Criação Artística e Contemporânea | pt |
dc.description.abstract | Na presente dissertação por projecto, pretendeu-se realizar uma reflexão sobre a contribuição de conceitos derivados do Arquivo para a arte contemporânea. Procurou-se compreender como o arquivo ficcional opera em especial no médium da fotografia, através de bases teóricas cedidas por Jacques Derrida, Michel Foucault, Walter Benjamin, Rosalind Krauss, entre outros. Artisticamente referem-se por exemplo a Walid Raad e Lamia Joreige. Estes e outros artistas não só criaram o seu próprio conceito de arquivo, como também contribuíram para desmistificar a ideia de que é possível recuperar totalmente a memória de factos passados, obrigando-nos a repensar os mecanismos tradicionais de legitimação da história. Os projectos de experimentação artística apresentados em contexto de exposição são acompanhados e complementados pela reflexão teórica desenvolvida ao longo dos primeiros capítulos. | pt |
dc.description.abstract | In this dissertation, it was intended to develop a reflection about the contribution of concepts derived Archive for contemporary art. We sought to understand how the file fictional operates especially in the medium of photography, through theoretical courtesy of Jacques Derrida, Michel Foucault, Walter Benjamin, Rosalind Krauss, among others. Artistically refer for example Walid Raad and Lamia Joreige. These and other artists not only created their own concept of file and also helped to demystify the idea that it is possible to fully recover the memory of past events, forcing us to rethink the traditional mechanisms of legitimation of history. The projects of artistic experimentation presented in the context of the exhibition are accompanied and complemented by theoretical developed over the first few chapters. | pt |
dc.language.iso | por | pt |
dc.publisher | Universidade de Aveiro | pt |
dc.rights | openAccess | por |
dc.subject | Criação artística | pt |
dc.subject | Arte contemporânea | pt |
dc.subject | Ficção | pt |
dc.title | O arquivo ficcional na prática artística contemporânea | pt |
dc.type | masterThesis | pt |
thesis.degree.level | mestrado | pt |
thesis.degree.grantor | Universidade de Aveiro | pt |
dc.identifier.tid | 201577410 | - |
Appears in Collections: | UA - Dissertações de mestrado DeCA - Dissertações de mestrado |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
7760 por.pdf | 11.03 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.