Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10773/1138
Título: O ensino de canto em Portugal : uma perspectiva analítico-reflexiva a partir de meados do século XX
Autor: Aguiar, Maria Cristina Pais
Orientador: Salgado, António Gabriel de Castro Correia
Palavras-chave: Música vocal
Canto
História da música
Data de Defesa: 2007
Editora: Universidade de Aveiro
Resumo: O presente trabalho tem como principal objectivo caracterizar o Ensino de Canto em Portugal a partir de meados do Século XX. Distinguem-se três capítulos: o Enquadramento Teórico, a Investigação Empírica e a Conclusão. Na primeira secção, efectua-se uma breve sinopse dos principais momentos da História do Canto, realizando também uma análise à situação vivida em Portugal, mais concretamente no que se refere ao Ensino Artístico; na Investigação Empírica, e após a realização de inquéritos a Professores de Canto, efectua-se a análise de dados com base numa metodologia qualitativa; por fim, a Conclusão sistematiza o que de mais relevante se conseguiu apurar ao longo da investigação, apresentando respostas aos objectivos inicialmente formulados. Esta dissertação é um contributo para apreender a evolução das diferentes metodologias de Ensino de Canto, e pretende proporcionar um espaço de reflexão acerca da situação do Ensino Artístico em Portugal. ABSTRACT: The main purpose of the present work is to characterize Singing Tuition in Portugal from middle of Twentieth Century. Three chapters are distinguished: the Theoretical Framing, the Empirical Inquiry and the Conclusion. In the first chapter a synopsis of the main moments of the History of Singing is made. An analysis of the situation lived in Portugal, specifically in the Artistic Tuition, is also carrying through; in the second chapter, Empirical Inquiry, a qualitative analysis of data, obtained from the accomplishment of inquiries by singing teachers, is presented; finally, in the Conclusion chapter the most relevant information obtained throughout the inquiry is systemized, presenting answers to the initial goals. This work is one contribution to apprehend the evolution of the different Singing Tuition methodologies, and intends to provide a space of reflection concerning the situation of Artistic Education in Portugal.
Descrição: Mestrado em Música
URI: http://hdl.handle.net/10773/1138
Aparece nas coleções: UA - Dissertações de mestrado
DeCA - Dissertações de mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
2008001232.pdf1.85 MBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterLinkedIn
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.