Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10773/11389
Title: Artística e-educação: novos sentidos do "ensinar a ver"
Author: Silva, Ana Sofia de Assunção Pereira da
Advisor: Oliveira, Inês Maria Henriques Guedes de
Keywords: Educação artística
Pós-modernismo
Arte
Comunicação multimédia
Defense Date: 2013
Publisher: Universidade de Aveiro
Abstract: A tese que se apresenta defende que as competências pessoais, socia s e estéticas podem ser promovidas através de estratégias inovadoras, tendo por base a Edução Artística e os recursos da Comunicação Multimédia. Face a complexidade de problemas que se vivem na atualidade, parte-se da polissemia da palavra sentido para estruturar um quadro poliocular conceptual teórico/ interpretativo de inter-relacionamento entre Educação, Multimédia e Arte na Pós-modernidade, como base duma reflexão sobre a pertinência da Educação Artística, em especial das Artes Visuais, nos dias de hoje marcados pela mudança, pela cultura da imagem, por uma avalanche de informação e pelo progresso frenético dos meios de comunicação. Este quadro conceptual serviu de suporte a investigação empírica desenvolvida numa escola secundeira do distrito do Porto. Dentro deste contexto, foi desenvolvido e implementado um projeto de intervenção/Acção, no âmbito da área curricular de Oficina Multimédia B denominado "anima.acçao : )" numa turma do 12º ano do Curso Cientifico Humanístico de Artes. Tendo por base as despectivas defendidas e o contexto do estudo, a metodologia seleccionada 10 a métodologia investigação-acção, em articulação com o estudo de caso e a a/r/tografia. Para compreender melhor a natureza complexa da realidade em questão analisou-se de forma quantitativa e qualitativa o impacto do projecto. Da analise realizada concluiu-se que a Edução Mística, através dos recursos Multimédia da Comunicação, promove o desenvolvimento do sentido critico, a participação, a interacção comunicacional e a criatividade, numa perspectiva de desenvolvimento humano e de integração plena no meio envolvente. Os objectivos desenhados por este estudo foram atingidos, demonstrando que as estratégias inovadoras diversificadas, num processo caracterizado por um clima dinâmico, estimulante e desafiador foi favorável ao desenvolvimento de competências pessoais, estéticas e sociais, levando a que os participantes se mostrassem entusiasmados e empenhados. Um espaço e um tempo onde se viveu plenamente a "ANIMAÇÃO'!
This thesis defends that personal, social and aesthetic needs can be promoted through innovative strategies, based on Art Education and the resources of Multimedia Communication. Given the complexity of today problems, the multiple meanings of the word sense/ meaning it’s a part of the conceptual theoretical/interpretive framework structure between Education, Multimedia and Arts in post-modernity, as the basis to a reflection on the Art Education relevance, specially the visual arts, in today’s world marked by: change, visual culture, information overflow and the frenzy media progress. This conceptual framework was used to support empirical research conducted in a secondary school. An intervention /action project was developed and implemented within the curriculum area of Multimedia Workshop B called 'anima.acção : )" on a 12th form Scientific Humanistic Arts class. Based on the perspectives advanced and the study methodology context, the investigation-action research methodology was selected' in conjunction with case study and a/r/tography. To fully understand the complex nature of the reality in question the impact of the project was analyzed quantitatively and qualitatively. From the analysis we concluded that the Art Education promotes the development of critical sense, participation, interaction, communication and creativity from the perspective of human development and full integration into its surroundings. The objectives designed for this study were achieved, demonstrating that the varied innovative strategies, in a process characterized by a dynamic, stimulating and challenging climate was propitious to the development of personal, aesthetic and social competences, which lead to excited and engaged participants. A space and time where they fully lived the "ANIMATION!
Description: Mestrado em Ensino de Artes Visuais no 3º Ciclo do Ensino Básico e Secundário
URI: http://hdl.handle.net/10773/11389
Appears in Collections:UA - Dissertações de mestrado
DEP - Dissertações de mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
7773.pdf54.87 MBAdobe PDFView/Open


FacebookTwitterLinkedIn
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.