Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10773/11371
Title: A poética da substância : procedimentos da alquimia em artistas contemporâneos
Author: Freitas, Juliana Alvarenga
Advisor: Bessa, José Pedro Barbosa Gonçalves de
Moreira, Alexandra Beleza
Keywords: Criação artística
Arte contemporânea
Alquimia
Defense Date: 2013
Publisher: Universidade de Aveiro
Abstract: No contexto de um espectro fundante da poíesis, esta investigação parte da noção de substância em Aristóteles para identificar, por analogia, quatro princípios conceituais da alquimia em obras de quatro artistas contemporâneos: Damien Hirst, Joseph Beuys, Weerasethakul Apichatpong e Anselm Kiefer. Transformação da matéria, Foetido Purus, Solve et Coagula e a Correspondência entre Macrocosmo e Microcosmo são procedimentos da arte alquímica que estruturam também trabalhos destes artistas. As obras analisadas e os procedimentos identificados refletem uma transformação, que se manifesta através de uma dinâmica de coexistência e interdependência de opostos. Esta transformação se manifesta como potência — como desvelamento de um conhecimento encerrado nas obras, nos artistas, nos espectadores e na própria natureza. Pela abrangência e importância estrutural das obras, é plausível afirmar que a investigação identifica uma tendência, relacionada a um modo determinado de reinserção da natureza na arte contemporânea.
In the context of a poíesis foundational spectrum, this research starts from the notion of substance in Aristotle to identify, by analogy, four conceptual principles of alchemy in works of four contemporary artists: Damien Hirst, Joseph Beuys, Weerasethakul Apichatpong e Anselm Kiefer. Matter transformation, Foetido Purus, Solve et Coagula and Correspondence between Macrocosm and Microcosm are procedures of alchemical art that also structure works of these artists. The analyzed works and identified procedures reflect a transformation, which manifests itself through a coexistence and interdependence of opposites dynamic. Such transformation manifests itself as potency — as unveiling of a knowledge ended in the works, the artists, the audience and nature itself. Given its broad scope and structural importance of the works, it is plausible to say that the research identifies a tendency, related to a specific way of nature reintegration in contemporary art.
Description: Mestrado em Criação Artística e Contemporânea
URI: http://hdl.handle.net/10773/11371
Appears in Collections:DeCA - Dissertações de mestrado
UA - Dissertações de mestrado

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