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Title: Implementação da NP 4457:2007 no SGI de uma indústria vidreira nacional
Author: Evangelista, Alexandra Goreti Figueira
Advisor: Moreira, António Carrizo
Keywords: Gestão industrial
Gestão de empresas
Gestão da qualidade
Defense Date: 2013
Publisher: Universidade de Aveiro
Abstract: Atualmente, é imperioso que as empresas assegurem a sua competitividade e expansão, num contexto global e de mudança, através da melhoria contínua dos seus produtos e processos. A inovação é um fator de diferenciação à disposição das empresas, quer para melhorar os seus produtos e/ou serviços, quer para aumentar a sua eficácia operacional, o reforço da sua competitividade e consequentemente, aumentar a satisfação do cliente, indo ao encontro dos seus requisitos. O trabalho apresentado neste relatório, consistiu no estudo e elaboração dos procedimentos inerentes à implementação da norma NP 4457:2007, no sistema de gestão integrado (SGI) da empresa “C”, uma indústria vidreira nacional, produtora de vidro de embalagem. Neste trabalho são abordadas as normas NP EN ISO 9001:2008, NP EN ISO 14001 e OHSAS 18001, que fazem parte do sistema integrado de gestão da empresa, sendo que estas normas partilham de princípios e técnicas de gestão comuns e facilitadores da integração da nova norma (NP 4457:2007). A NP EN ISO 9001:2008 e a NP 4457:2007, serviram de referência a todo o trabalho desenvolvido, ao longo deste projeto. No sentido da melhoria contínua e da satisfação do cliente, a empresa “C”, apesar de já possuir outros sistemas de gestão, sentiu a necessidade de juntar a NP 4457:2007 ao seu SGI, de forma a dar suporte ao cumprimento das normas que dele fazem parte. Este processo mostrou-se bastante facilitado, pelo facto de a maior parte das atividades inerentes à integração já estarem feitas e fazerem parte das rotinas organizacionais. Apesar da dificuldade em inovar, neste setor, porque os projetos vêm já desenvolvidos pelos clientes ou pelo grupo industrial no qual a empresa se insere, a integração foi conseguida com sucesso, trazendo consigo alguns benefícios já identificados, como o fortalecimento das relações com o cliente e a diminuição de custos, devido à redução da duplicação de processos e procedimentos. No entanto, esta incapacidade em inovar, levou ao abandono dos procedimentos implementados, desperdiçando assim as boas práticas desta norma.
Currently, it is imperative that companies ensure their competitiveness and expansion, in a global context and change through continuous improvement of its products and processes. Innovation is a factor of differentiation at the disposal of companies, either to improve their products and/or services, or to increase its operational effectiveness, strengthen its competitiveness and consequently, increase customer satisfaction, in order to meet their requirements. The work present in this report, consisted in the study and elaboration of the procedures involved in the implementation of the standard NP 4457:2007, in the integrated management system (IMS) of company “C”, a national industry, glass producer packing. In this work the standards NP EN ISO 9001:2008, NP EN ISO 14001 and OHSAS 18001 are addressed, that are part of the integrated system of management of the company, and these standards share common management principles and techniques and facilitators of integration of the new standard (NP 4457:2007). NP EN ISO 9001:2008 and the NP 4457:2007, served as a reference to all the work developed, throughout this project. In order to a continuous improvement and customer satisfaction, company “C”, even though having already other management systems, felt the need to join the standard NP 4457:2007 to their IMS, in order to support the observance of which it is part of. This process was quite easy, by the fact that most of the activities inherent in the integration are already made and being part of organizational routines. Despite the difficulty in innovating in this sector, because the designs already come developed by customers or by the industrial group in which the company is inserted, integration was achieved successfully, bringing with it some benefits already identified, such as the strengthening of relations with the customer and the cost reduction, due to the reduction of duplication of processes and procedures. However, this inability to innovate, led to the abandonment of the implemented procedures, wasting the good practice of this standard.
Description: Mestrado em Engenharia e Gestão Industrial
URI: http://hdl.handle.net/10773/11361
Appears in Collections:UA - Dissertações de mestrado
DEGEIT - Dissertações de mestrado

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