Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10773/1134
Title: Música de câmara da 1ª metade do século XVIII nas fontes do Mosteiro de Santa Cruz de Coimbra
Author: Jalôto, Fernando Miguel Marques
Advisor: Marinho, Helena
Keywords: Música
Códices
Música de câmara
Defense Date: 2006
Publisher: Universidade de Aveiro
Abstract: Na Biblioteca Geral da Universidade de Coimbra (P-Cug) conserva-se um conjunto de impressos e códices musicais do século XVIII, outrora pertencentes à Livraria do Mosteiro de Santa Cruz de Coimbra, uma importante instituição religiosa – casa-mãe da congregação dos Cónegos Regrantes de Santo Agostinho em Portugal – fundada no século XII e extinta em 1834. Santa Cruz de Coimbra tem já reconhecido o seu importante papel na História da Música Portuguesa, nomeadamente em relação às obras aí compostas, preservadas e interpretadas nos séculos XVI e XVII. Relativamente ao século XVIII, apenas a existência de importantes fontes de obras para tecla de Carlos de Seixas (1704-1742) com origem na Livraria do Mosteiro lhe assegurava alguma notoriedade. No entanto, a já referida colecção de partituras, reunida pelo organista do Mosteiro D. Jerónimo da Encarnação (?-1780) contém um extraordinário espólio de obras instrumentais datadas na sua maioria da primeira metade do século XVIII, algumas para tecla, mas a grande parte escrita para um ou dois violinos e contínuo. Escolhemos como objecto de estudo dois códices, com as cotas MM62 e MM63. O primeiro é inteiramente devotado à obra de Michelle Mascitti (1664- 1760) com sonatas extraídas dos seus opus 1 e 2; o seu autor não tinha ainda sido identificado anteriormente. O segundo manuscrito é um livro destinado à prática do baixo contínuo, mas que contem, para além de uma série de exercícios e de um conjunto de pequenos minuetes com uma função pedagógica, uma colecção de sonatas de Arcangelo Corelli (1653-1713), Tomaso Albinoni (1671-1750), e obras atribuídas a Carl'Ambrogio Lonati (1745-ca.1710), Pietro Paolo Capellini (segunda metade do século XVII), e Johann Christoph Pepush (1667-1752). O códice possui ainda duas obras para teclado de origem claramente germânica, e datáveis da segunda metade do século XVIII. Este dois códices apresentam um grande valor, ao revelarem o tipo de repertório de música instrumental de câmara praticado em Portugal na primeira metade do século XVIII, preservando obras até aqui ignoradas, e permitindo estabelecer novas perspectivas sobre as relações musicais de Portugal com os principais centros musicais europeus, nomeadamente Londres, Amesterdão, e possivelmente a Alemanha Central e Paris. Este trabalho numa primeira parte descreve fisicamente os manuscritos, apresenta um rol detalhado do seu conteúdo, identifica as fontes impressas ou manuscritas dos mesmos, aponta as possíveis origens do material musical, contextualiza-o, e desvenda a autoria de algumas das obras dadas como anónimas. Numa segunda parte apresenta em transcrição moderna as obras do MM63 nunca antes editadas. ABSTRACT: A collection of eighteenth-century printed books and manuscripts, that belonged originally to the Library of the Santa Cruz Monastery, in Coimbra is now part of the collections of the University of Coimbra's Library (P-Cug, Portugal). This important monastic house, from the Order of the Augustinian Regular Canons, was founded in the twelfth century and extincted in 1834. The Monastery of Santa Cruz had a crucial significance in the history of Portuguese music, due to its important composers and its intense musical life in the sixteenth and seventeenth centuries. Its eighteenth-century collections are particularly notorious due to the presence of important manuscripts with the keyboard works by the famous Portuguese harpsichordist, organist and composer Carlos de Seixas (1704-1742). However, the above mentioned musical collection, assembled by one of the monastery's organists D. Jerónimo da Encarnação (?-1780) holds in addition an impressive anthology of instrumental works mainly dated from the first half of eighteenth century. If some of them are keyboard works, the bulk of the collection are compositions for one or two violins and continuo. The main subject of our research is two musical manuscripts with the shelf-marks P-Cug MM62 and MM63. The first manuscript is entirely dedicated to works by Michelle Mascitti (1664-1760) with sonatas from his op. 1 and 2; the authorship of these sonatas had not been determined prior to this research. The second manuscript is a teaching method for the learning process of realizing figured basses; it includes a group of exercises and a number of minuets as well, clearly with a pedagogical intention. It contains in addition a collection of sonatas by Arcangelo Corelli (1653-1713), Tomaso Albinoni (1671-1750), and works attributed to Carl'Ambrogio Lonati (1745-ca.1710), Pietro Paolo Capellini (second half of seventeenth century), and Johann Christoph Pepush (1667-1752). The manuscript also holds two keyboard pieces of a clear Germanic origin. These two manuscripts are important because they reveal the chamber music repertoire cultivated in Portugal in the first half of eighteenth century, and include unknown works; thus, they establish new perspectives about the musical relations between Portugal and the major European musical centres, namely London, Amsterdam, and probably Paris and central Germany. In the first part of this dissertation we present a detailed physical description of the manuscripts and a complete lists of their contents; we also identify the printed or manuscript sources and their origins, and reveal the authorship of some of the anonymous pieces. In the second part we present a modern transcription of the works in MM63 that have not been published previously.
Description: Mestrado em Música
URI: http://hdl.handle.net/10773/1134
Appears in Collections:UA - Dissertações de mestrado
DeCA - Dissertações de mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2008000863.pdf19.5 MBAdobe PDFView/Open


FacebookTwitterLinkedIn
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.